Dicas de como cuidar das flores Saiba como deixar a sua plantinha saud?vel e bonita com as dicas que preparamos


Marinella Souza
*Colabora??o
23/09/2008

As flores j? come?am a aparecer nos jardins, nas ?rvores e enfeitar toda a cidade! Se voc? adora essas plantinhas coloridas, ? louco para ter uma em casa, mas acha que cuidar delas d? muito trabalho, pode come?ar a sorrir! Com algumas dicas, carinho e boa vontade voc? pode ter uma flor bem cuidada e orgulhar sua fam?lia por sua dedica??o.

O gerente de uma floricultura do centro da cidade, Jos? S?rgio Neto, conta que algumas plantas como as flores do campo e a calandiva s?o mais resistentes e mais f?ceis de cuidar. Elas s? precisam ser regadas pelo menos tr?s vezes por semana e ficar em local protegido do sol intenso.

Jos? S?rgio destaca que a quantidade de ?gua que uma florzinha precisa depende muito do clima e do dia. "A plantinha ? um ser vivo e, assim como n?s, precisa de mais ?gua nos dias mais secos e menos ?gua nos dias mais ?midos. Tem que observar o que ela est? 'pedindo'" ,ensina.

Para descobrir quando a flor est? precisando de ?gua, Jos? S?rgio d? a dica: a terra fica seca, parecendo areia e a planta fica "caidinha", a? ? hora de regar! E ? preciso ter cuidado na hora de regar porque cada planta precisa de uma quantidade espec?fica de ?gua.

Foto de cris?ntenos amarelos Foto de calandivas alaranjada, cor-de-rosa e branca Foto de cris?ntenos brancos

A violeta, que ? uma planta pequena e com a folha mais suculenta, por exemplo, precisa de pouca ?gua. Meio copo para ela j? ? o suficiente. Mas tem um detalhe importante: "n?o se pode jogar ?gua direto nas p?talas, tem que ser na terra sen?o vai melar a flor e ela vai durar menos do que deveria" , ensina.

Foto de vasinho de violeta cor-de-rosa Foto de vasinho de violeta roxa Foto de vasinho de violeta branca

Outra coisa que protege a plantinha e faz com que ela dure mais tempo ? coloc?-la em um local fresco e arejado. "Dificilmente voc? vai encontrar uma flor que goste de sol o dia todo, mas ela precisa de luz solar" . Segundo Jos? S?rgio, o ideal ? que a plantinha fique em um lugar onde possa receber o sol da manh?, mas fique protegida do sol mais forte da parte da tarde.

Agora que voc? j? sabe cuidar direitinho de uma plantinha, converse com a mam?e, assuma essa responsabilidade e escolha a sua flor favorita para enfeitar a sua casa e deix?-la com a 'cara' e o perfume da primavera!

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com