Dicas de como cuidar das flores Saiba como deixar a sua plantinha saudável e bonita com as dicas que preparamos


Marinella Souza
*Colaboração
23/09/2008

As flores já começam a aparecer nos jardins, nas árvores e enfeitar toda a cidade! Se você adora essas plantinhas coloridas, é louco para ter uma em casa, mas acha que cuidar delas dá muito trabalho, pode começar a sorrir! Com algumas dicas, carinho e boa vontade você pode ter uma flor bem cuidada e orgulhar sua família por sua dedicação.

O gerente de uma floricultura do centro da cidade, José Sérgio Neto, conta que algumas plantas como as flores do campo e a calandiva são mais resistentes e mais fáceis de cuidar. Elas só precisam ser regadas pelo menos três vezes por semana e ficar em local protegido do sol intenso.

José Sérgio destaca que a quantidade de água que uma florzinha precisa depende muito do clima e do dia. "A plantinha é um ser vivo e, assim como nós, precisa de mais água nos dias mais secos e menos água nos dias mais úmidos. Tem que observar o que ela está 'pedindo'" ,ensina.

Para descobrir quando a flor está precisando de água, José Sérgio dá a dica: a terra fica seca, parecendo areia e a planta fica "caidinha", aí é hora de regar! E é preciso ter cuidado na hora de regar porque cada planta precisa de uma quantidade específica de água.

Foto de crisântenos amarelos Foto de calandivas alaranjada, cor-de-rosa e branca Foto de crisântenos brancos

A violeta, que é uma planta pequena e com a folha mais suculenta, por exemplo, precisa de pouca água. Meio copo para ela já é o suficiente. Mas tem um detalhe importante: "não se pode jogar água direto nas pétalas, tem que ser na terra senão vai melar a flor e ela vai durar menos do que deveria" , ensina.

Foto de vasinho de violeta cor-de-rosa Foto de vasinho de violeta roxa Foto de vasinho de violeta branca

Outra coisa que protege a plantinha e faz com que ela dure mais tempo é colocá-la em um local fresco e arejado. "Dificilmente você vai encontrar uma flor que goste de sol o dia todo, mas ela precisa de luz solar" . Segundo José Sérgio, o ideal é que a plantinha fique em um lugar onde possa receber o sol da manhã, mas fique protegida do sol mais forte da parte da tarde.

Agora que você já sabe cuidar direitinho de uma plantinha, converse com a mamãe, assuma essa responsabilidade e escolha a sua flor favorita para enfeitar a sua casa e deixá-la com a 'cara' e o perfume da primavera!

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF


Dê sua opinião sobre esta matéria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...