Esporte radical para meninas Com apenas dez anos, Maria J?lia acumula quatro trof?us de motocross e sonha com carreira no esporte

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
30/01/2009

De tanto ver o pai praticando motocross, Maria J?lia Ar?as Louren?o (foto ao lado) decidiu come?ar no esporte. Aos sete anos, iniciou o treinamento e, um ano depois, fez sua estreia nas pistas, conquistando quatro trof?us.

Entre os competidores, ? uma das poucas mulheres. "Acho que as meninas ficam com medo, porque ? um esporte muito perigoso e os tombos s?o frequentes. No motocross, a gente precisa ter coragem para se machucar", afirma. Segundo Maria J?lia, as competi?es da sua categoria t?m entre oito e dez inscritos, sendo apenas tr?s meninas.

Sem medo

Acostumada com os tombos nos treinamentos, a atleta mirim d? a dica: tem que usar os equipamentos de seguran?a e saber cair. "Nos treinos, ? normal cair bastante. Mas, at? hoje, n?o cai em nenhuma competi??o", comemora.

Maria J?lia mora e estuda em Juiz de Fora, e conta que espera a semana inteira pela sexta-feira, quando viaja com o pai para treinar nas pistas de Tr?s Rios e Al?m Para?ba, no estado do Rio de Janeiro. "Nas sextas, meu pai me busca no col?gio e vamos direto para Tr?s Rios. Eu nem passo em casa, vou de uniforme mesmo, e a gente passa o final de semana andando de moto", explica.

Apesar da coragem, a menina diz que j? desistiu de uma corrida ao ver o tamanho de um morro. "Quando cheguei na pista, vi um morro muito grande e ?ngrime, fiquei com medo de n?o conseguir subir. Parecia que a moto ia parar no meio do caminho."

Carreira profissional

Aos dez anos de idade, Maria J?lia garante que quer seguir carreira profissional no motocross. Matriculada no quinto ano do ensino fundamental (antiga quarta s?rie), ela confessa que o esporte interfere um pouco nos estudos. "Nos finais de semana, eu costumo passar o dia todo treinando. Acho que o esporte pode atrapalhar um pouquinho, mas quero seguir carreira no motocross."

Foto de Maria J?lia em competi??o Foto de Maria J?lia em competi??o Foto de Maria J?lia em competi??o

Para conquistar o sonho, ela conta com o incentivo dos pais. "No in?cio, minha m?e ficava com medo e sempre assustava ao me ver cair. Agora ela j? acostumou e me d? todo o apoio para continuar praticando."

O pr?ximo passo, de acordo com Maria J?lia, ? passar da categoria 50 para a 80 ou a 125. As disputas s?o divididas pela pot?ncia da motocicleta e n?o pela idade dos competidores. "Nas competi?es de 80 e 125, vou correr com gente de todas as idades, porque ? dividido pela pot?ncia da moto. Se n?o fosse desse jeito, ia ter moto mais r?pida do que a outra na mesma corrida."

Melhores momentos

Questionada sobre o melhor momento da carreira, Maria J?lia lembrou da conquista do segundo lugar em uma competi??o em Chiador, Minas Gerais. J? a pior parte do esporte, segundo ela, ? ter que passar a marcha. "Eu prefiro cair do que ter que passar marcha."

*Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF