• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Com que conexão eu vou?
    O que você deve saber na hora de escolher o acesso à internet

    Ludmila Gusman
    12/08/02

    Na hora de escolher o tipo de conexão surge a dúvida: qual a melhor opção? O primeiro passo é se informar sobre os tipos de acesso à internet e o planos oferecidos pelo provedor. Você deve levar em conta as vantagens de cada conexão, as características específicas e os requisitos básicos.

    Em Juiz de Fora, estão disponíveis acessos via telefone, ISDN, cabo e rádio, e há planos de acordo com a necessidade do usuário, seja ele doméstico ou corporativo. Informe-se, antes de embarcar na Grande Rede.

    Acesso discado
    O acesso discado é mais indicado para as pessoas que utilizam internet por pouco tempo ou apenas de madrugada. Pessoas que, por exemplo, usam o computador durante o dia no trabalho e precisam verificar apenas os e-mails em casa. Nesse caso, a conexão de acesso discado proporciona baixos custos aos usuários. Você pode optar por planos de franquias de horas ou acesso ilimitado.

    Ao contratar esse tipo de acesso, você deve levar em conta que, além do plano pago mensalmente ao provedor, você deverá pagar os impulsos telefônicos. Se você pretende usar internet por tempo indeterminado e em horário comercial (horário em que a tarifa telefônica é maior), é melhor procurar alternativas, como o acesso via rádio ou via cabo.

    Como funciona: O acesso discado exige a instalação de um modem, que irá transformar os bits do computador em sons que serão transmitidos pela linha telefônica convencional. Do outro lado da linha, o modem do provedor converte os sons em bits, que são transferidos para a rede IP da internet. Não é preciso fazer nenhuma adaptação na linha telefônica. Ele pode ser usado em qualquer lugar onde exista telefone, computador e placa de fax modem.

    Linha digital telefônica (ISDN)
    Esse tipo de conexão, também feita através do telefone, serve para quem deseja ter uma linha para conectar à internet e a outra disponível para receber ou fazer ligações. A sigla ISDN significa "Integrated services digital networks", ou seja, rede integrada de serviços digitais. A função é integrar os serviços de transmissão de dados e voz, chamada em espera e toques diferenciados. No entanto, o usuário continua pagando pulsos telefônicos. Quem deseja uma internet rápida e mora em um local que não é atendido pela internet via cabo ou ADSL podem escolher o ISDN. Ele pode ser definido como um intermediário entre o modem convencional e o acesso a cabo.

    Como funciona: Para ter esse tipo de acesso, você deve ter instalado em seu computador uma placa de ISDN, que pode ser adquirida na Telemar ou em lojas de produtos de informática. A linha ISDN tem dois canais, ou seja, é como se você comprasse duas linhas de telefone. Você pode optar por usar os dois canais para acessar internet ou dividi-los e usá-los simultaneamente, ou seja, você pode acessar internet e conversar ao telefone ao mesmo tempo.

    Acesso banda larga em residência
    Quem tem TV por assinatura ou pretende contratar o serviço pode optar por esse tipo de acesso. Esse sistema usa o meio físico da TV a cabo para ligar seu computador à internet, por isso não há necessidade da linha telefônica. Seu computador conecta-se à internet no momento em que o cable modem (aparelho vendido pela empresa de TV por assinatura) faz a interligação entre o computador e a rede da TV. O técnico faz a configuração do acesso e pronto. Basta digitar o nome de usuário e a senha. Você paga pelos dois serviços (a TV a cabo e o provedor).

    Acesso banda larga em condomínios
    Pode ser feito através de fibra ótica ou rádio. Cada prédio ou condomínio é conectado através de um link compartilhado por todos os usuários. Este tipo de acesso não utiliza telefone, há uma taxa mensal fixa, acesso ilimitado com alta velocidade.

    Como funciona: Com o acesso em banda larga você fica conectado 24 horas por dia, sete dias por semana. E pode acessar conteúdos multimídia (jogos online, vídeos, música, entre outros) e fazer download com qualidade e grande velocidade.

    Conheça os planos do provedor
    ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.