Sandálias crocs Elas foram desenvolvidas nos Estados Unidos. São de borracha, confortáveis e têm o solado anti-derrapante

Priscila Magalhães
Repórter
11/09/2007

 

Coloridas, confortáveis e... bonitas? As sandálias Crocs, de origem americana, estão no mercado brasileiro e, aos poucos, conquistando mulheres, adolescentes e adultos. Em Juiz de Fora, as sandálias chegaram há cerca de dois meses. De acordo com o gerente de uma rede de lojas de calçados, Paulo Cézar Sousa, elas não estão com muita saída.

Paulo diz que a loja não fez uma compra exclusiva da sandália. "Fazemos parte de uma rede de lojas e, por isso, elas vieram para cá. Vendemos cerca de dois pares por dia, para adultos. Nas outras lojas de São Paulo e do Rio, a venda é maior", explica.

O gerente diz que em Juiz de Fora as novidades não fazem sucesso rápido. "Tudo o que é lançado, o que é muito diferente, demora a pegar aqui".

O vendedor Maurício de Oliveira Júnior auxilia a loja na compra de calçados. A primeira coisa que pensou quando viu a sandália foi que não ia vender nada por aqui. "Alguns homens usam a sandália em muitos lugares. Em Juiz de Fora é tudo muito diferente. Só agora, a cidade está criando um mundo fashion. Estamos vendendo algumas para mulheres, mas acho difícil que os homens usem", opina.


foto da crocs foto da crocs foto da crocs

Paulo diz que aposta na chegada do verão para que as vendas aumentem. "Elas são coloridas e confortáveis e espero que façam sucesso. Por enquanto, aposto na venda para as crianças".

Consumidora cativa

foto de Adriane A professora de inglês Adriane Halfeld (foto ao lado) se rendeu ao conforto e comprou logo três pares da sandália. "Primeiro vi em uma revista e achei o máximo, não achei feia. Quando coloquei nos pés, tive vontade de não tirar mais. É o calçado mais confortável que tenho. Não sinto dores nas pernas, na coluna e nos pés. Sou professora e como fico de pé o dia todo, não tem coisa melhor", diz ela.

Como Adriane morou nos Estados Unidos, acostumou-se com o estilo deles. "Lá as pessoas visam o conforto e o modelo dela acabou se tornando comum para mim. Aqui no Brasil, as pessoas estão estranhando mesmo", explica. Além dela, toda a família usa. A filha tem dois pares e o pai tem um.

Paulo acha que vai ser difícil a aceitação das sandálias no Brasil. "Os brasileiros valorizam a beleza do calçado ao conforto, diferente dos americanos". Enquanto isso, Adriane afirma que adoraria tê-las sempre no mercado. "Torço para que não seja só moda. Espero que elas tenham chegado para ficar".

foto da crocs foto da crocs foto da crocs