Marcador de livros artesanal é a dica para a volta às aulas De feltro ou papel, o marcador de livros é muito fácil de fazer.
Abuse da criatividade!

Patrícia Rossini
*Colaboração
Madalena Fernandes
Revisão
04/02/2009

Na volta às aulas, a dica de artesanato do Portal ACESSA.com é um marcador de livros muito criativo. A arte em feltro é muito fácil de fazer e a criançada pode aprender brincando.

A artesã Maria Aparecida Carvalho (foto ao lado), da Associação de Artesãos do São Mateus, é quem ensina. Segundo ela, mesmo quem não tem muita experiência com artesanato pode fazer, pois a técnica é simples. Você pode usar sua criatividade para escolher o tema e incrementar o seu marcador de livros. No passo a passo, vamos ensinar a girafa e o macaco.

Vamos lá? Você vai precisar de:

  • Pedaços de feltro (da cor que você quiser)
  • Cola para tecido ou cola universal
  • Régua
  • Tesoura
  • Papel
  • Caneta

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é marcar, com a régua, o molde em papel. Nesse momento, você vai escolher o tema do seu marca-livros. No caso da girafa, vamos fazer a cabeça e o corpo em um molde só. Já para fazer o macaco, você precisa traçar a base do marcador e, separadamente, os detalhes do modelo. A base deve ter aproximadamente 24 centímetros.

Com o molde pronto, faça o traço com caneta em cima do pedaço de feltro dobrado. Em seguida, peça a ajuda de um adulto para recortar o molde em feltro.

Foto de molde da girafa Foto de traço em feltro

Junte os dois pedaços de tecido com a cola. Lembre-se de passar a cola nas pontinhas e, em seguida, passar as mãos em cima para ficar bem lisinho. A base da girafa está pronta. Agora vamos aos detalhes?

Foto de molde da girafa Foto de molde da girafa

Em outro pedaço de feltro, recorte as manchinhas da girafa, o nariz e os olhos. Se você quiser, pode comprar os olhinhos prontos - é fácil de achar em qualquer armarinho. Para decorar, pingue uma gota de cola em cada pedacinho e cole na base. Antes de usar o seu marcador, espere a cola secar. Vai demorar cerca de 10 minutinhos.

Foto dos detalhes Foto da girafa decorada Foto da girafa pronta

O modelo do macaco é um pouco diferente. Primeiro, vamos traçar com a régua a base do marcador. Dessa vez, a cabeça é feita separadamente. Vale lembrar que todos os recortes são feitos com o feltro dobrado e, por isso, é preciso colar as duas partes.

Cole os dois pedaços da base, lembrando sempre de passar as mãos em cima para ficar liso. No corpo, vamos fazer a barriguinha, recortada em um pedaço de cor diferente. Quando terminar, deixe secando enquanto trabalha a cabeça.

Foto do macaco Foto do macaco

O desenho do macaco deve ser feito, primeiro, numa folha de papel. "Nesse macaco, trabalhamos com dois tons de marrom para dar profundidade. As orelhas e a boca têm esse detalhe. Mas a pessoa pode fazer como preferir", explica a artesã.

Foto do macaco Foto do macaco

Com cuidado, cole os pedacinhos para montar a cabeça. Os olhos devem ficar logo acima da boca. O último passo é colar a cabeça na base. Ela deve ocupar cerca de 4 centímetros. Depois que secar, você pode usar à vontade o seu macaquinho para marcar seus livros e não se perder na leitura!

Foto do macaco Foto do macaco Foto de vários modelos
Variedade

Cida acredita que, por ser bastante simples, esse tipo de artesanato é uma brincadeira e tanto para as crianças. "O adulto só precisa ajudar com a tesoura. O resto, a criança pode fazer sozinha. É uma atividade lúdica. Depois de aprender como faz, a criança pode explorar vários temas." Os bichinhos foram escolhidos especialmente para esse passo a passo. "A criançada adora desenhar animais. Isso facilita bastante, pois, dessa forma, elas conseguem diversificar a brincadeira", afirma.

* Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.