Marcador de livros artesanal ? a dica para a volta ?s aulas De feltro ou papel, o marcador de livros ? muito f?cil de fazer.
Abuse da criatividade!

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
04/02/2009

Na volta ?s aulas, a dica de artesanato do Portal ACESSA.com ? um marcador de livros muito criativo. A arte em feltro ? muito f?cil de fazer e a crian?ada pode aprender brincando.

A artes? Maria Aparecida Carvalho (foto ao lado), da Associa??o de Artes?os do S?o Mateus, ? quem ensina. Segundo ela, mesmo quem n?o tem muita experi?ncia com artesanato pode fazer, pois a t?cnica ? simples. Voc? pode usar sua criatividade para escolher o tema e incrementar o seu marcador de livros. No passo a passo, vamos ensinar a girafa e o macaco.

Vamos l?? Voc? vai precisar de:

  • Peda?os de feltro (da cor que voc? quiser)
  • Cola para tecido ou cola universal
  • R?gua
  • Tesoura
  • Papel
  • Caneta

Passo a passo

A primeira coisa a fazer ? marcar, com a r?gua, o molde em papel. Nesse momento, voc? vai escolher o tema do seu marca-livros. No caso da girafa, vamos fazer a cabe?a e o corpo em um molde s?. J? para fazer o macaco, voc? precisa tra?ar a base do marcador e, separadamente, os detalhes do modelo. A base deve ter aproximadamente 24 cent?metros.

Com o molde pronto, fa?a o tra?o com caneta em cima do peda?o de feltro dobrado. Em seguida, pe?a a ajuda de um adulto para recortar o molde em feltro.

Foto de molde da girafa Foto de tra?o em feltro

Junte os dois peda?os de tecido com a cola. Lembre-se de passar a cola nas pontinhas e, em seguida, passar as m?os em cima para ficar bem lisinho. A base da girafa est? pronta. Agora vamos aos detalhes?

Foto de molde da girafa Foto de molde da girafa

Em outro peda?o de feltro, recorte as manchinhas da girafa, o nariz e os olhos. Se voc? quiser, pode comprar os olhinhos prontos - ? f?cil de achar em qualquer armarinho. Para decorar, pingue uma gota de cola em cada pedacinho e cole na base. Antes de usar o seu marcador, espere a cola secar. Vai demorar cerca de 10 minutinhos.

Foto dos detalhes Foto da girafa decorada Foto da girafa pronta

O modelo do macaco ? um pouco diferente. Primeiro, vamos tra?ar com a r?gua a base do marcador. Dessa vez, a cabe?a ? feita separadamente. Vale lembrar que todos os recortes s?o feitos com o feltro dobrado e, por isso, ? preciso colar as duas partes.

Cole os dois peda?os da base, lembrando sempre de passar as m?os em cima para ficar liso. No corpo, vamos fazer a barriguinha, recortada em um peda?o de cor diferente. Quando terminar, deixe secando enquanto trabalha a cabe?a.

Foto do macaco Foto do macaco

O desenho do macaco deve ser feito, primeiro, numa folha de papel. "Nesse macaco, trabalhamos com dois tons de marrom para dar profundidade. As orelhas e a boca t?m esse detalhe. Mas a pessoa pode fazer como preferir", explica a artes?.

Foto do macaco Foto do macaco

Com cuidado, cole os pedacinhos para montar a cabe?a. Os olhos devem ficar logo acima da boca. O ?ltimo passo ? colar a cabe?a na base. Ela deve ocupar cerca de 4 cent?metros. Depois que secar, voc? pode usar ? vontade o seu macaquinho para marcar seus livros e n?o se perder na leitura!

Foto do macaco Foto do macaco Foto de v?rios modelos
Variedade

Cida acredita que, por ser bastante simples, esse tipo de artesanato ? uma brincadeira e tanto para as crian?as. "O adulto s? precisa ajudar com a tesoura. O resto, a crian?a pode fazer sozinha. ? uma atividade l?dica. Depois de aprender como faz, a crian?a pode explorar v?rios temas." Os bichinhos foram escolhidos especialmente para esse passo a passo. "A crian?ada adora desenhar animais. Isso facilita bastante, pois, dessa forma, elas conseguem diversificar a brincadeira", afirma.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF