Mosaico T?cnica milenar pode decorar v?rios objetos
Aprenda a fazer um porta retrato!

Ana Luisa Damasceno
18/12/2003

Um trabalho de paci?ncia, criatividade e harmonia. ? assim que a artes? Ju?ara Ribeiro define o trabalho com mosaico. Para quem n?o conhece a t?cnica, trata-se de uma esp?cie de montagem, com pequenos retalhos de azulejo, que formam desenhos em v?rios objetos.

Os mais comuns s?o de decora??o, como porta-retratos, caixas e at? bandejas. Mas alguns decoradores j? usam o mosaico em enfeites de parede e at? em vigas.

"A t?cnica ? simples, mas exige muita aten??o e, principalmente, paci?ncia", explica Ju?ara. A artes? descobriu o mosaico h? tr?s anos e ? uma autodidata. "Aprendi fazendo mesmo, e procurei ler bastante sobre o tema".

Os mosaicos mais conhecidos usam azulejos, mas pastilhas de vidro, de cer?mica, pedras e cacos de lou?as tamb?m podem ser utilizados para compor os desenhos.

A t?cnica do mosaico ? muito antiga. Os primeiros registros datam do Imp?rio Romano, no primeiro s?culo depois de Cristo e em Constantinopla, no s?culo VI. O mais antigo mosaico do mundo foi constru?do na Mesopot?mia, onde hoje fica o Iraque. Os eg?pcios tamb?m conheceram esse tipo de arte e decoravam paredes, objetos e at? j?ias com mosaicos.

A artes? Ju?ara Ribeiro ensinou como fazer um porta-retrato. Veja o passo-a-passo! Voc? vai gastar, em m?dia*, R$ 7 no material e pode revender o porta-retrato por at? R$ 15.

Para fazer um porta-retrato voc? vai precisar de:

2 azulejos espec?ficos para mosaico
1 porta-retrato de madeira (sem verniz)
tinta l?tex branca e cola branca ? base de PVA

1 martelo
massa para rejuntar
?gua

Quebre o azulejo com o martelo. Aproveite os cantos do azulejo, que s?o retos, para os cantos do porta-retrato. Para colar o azulejo na madeira, use a cola branca. Para facilidar o trabalho, espalhe a cola com um palito.

Depois, quebre a bordas do segundo azulejo, e use as partes retas para fazer a borda interior do porta-retrato. Voc? vai ficar com um v?o no meio do porta-retrato. Para preencher essa parte, corte o que restou do azulejo em peda?os bem pequenos. Uma dica: preencha o m?ximo que puder.

Quando esse trabalho estiver terminado, deixe sua pe?a secando por uma hora. Quando o tempo terminar, fa?a o rejunte. Junte a massa com um pouco de ?gua. Ju?ara Ribeiro usa a seguinte propor??o: a cada tr?s colheres de rejunte, use uma colher de ?gua. A consist?ncia da massa deve ser de creme. Aplique o rejunte em todo o porta-retrato, inclusive nas bordas de fora. Passe um pano para tirar o excesso.

Agora s? falta o acabamento. Use a tinta branca para cobrir a madeira que ainda resta nas bordas. N?o se esque?a de cobrir tamb?m o fundo do porta-retrato. Pronto! Agora que voc? aprendeu a t?cnica do mosaico pode usa-la em v?rios outros objetos. Veja os exemplos!

* pre?o pesquisado em Juiz de Fora em dezembro de 2003