Shiatsu facial Técnica acelera a recuperação em cirurgias plásticas, tonifica
a musculatura facial dentre outros benefícios


Daniele Gruppi
Repórter
19/04/2008

O shiatsu facial é uma técnica massoterapêutica originária do Japão há mais de cinco mil anos. Segundo a terapeuta em medicina oriental, Janice Pizziollo, as pessoas que cuidavam dos imperadores estavam sempre na busca de recursos que revigorassem os governantes, com o objetivo de passar a idéia para a população da eterna juventude das autoridades e de suas famílias.

Entretanto, a técnica não é só recomendada para tratamentos de rejuvenescimentos. Trata-se de uma massagem que pressiona partes da face e do corpo com a ponta dos dedos, harmonizando a estrutura energética e proporcionando a regulamentação do organismo.

Janice Pizziollo trabalha há 10 anos com shiatsu, em casos terapêuticos, e há dois se dedica ao trabalho com a face. Ela indica o shiatsu facial para quem sofre de disfusão de ATM, enxaqueca, sinusite, rinite alérgica, paralisia facial e envelhecimento precoce. "É aplicada em parceria com outros profissionais da área de saúde, como ortopedistas, fisioterapeutas, dentistas e fonoaudiólogos. É um trabalho multidisciplinar".

Ela afirma que é a técnica funciona como um suporte e que deve ser conciliada com a melhora nos hábitos de vida para que os benefícios sejam realmente sentidos. "É importante que as pessoas tenham cuidados com a alimentação e com postura para dormir, enfim, que tenham consciência de seus costumes".

Janice Pizziollo afirma que mesmo se concentrando só no rosto, o shiatsu facial ajuda a aumentar a circulação sangüínea, predispõe a liberação de toxinas, diminui a retenção de líquido, acelera a recuperação em cirurgias plásticas, tonifica a musculatura facial, além de promover melhorias nos quadros alérgicos.

Ela explica que a técnica é aplicada através de quatro passos: o primeiro é a drenagem linfática facial e depois o relaxamento. Em seguida, é feito o chamado kiron facial, que é a principal etapa do tratamento e, para finalizar, a energização.

Passo a passo do shiatsu facial

Ela começa o tratamento com o alongamento de toda a musculatura facial e, em seguida, o peitoral. Depois, Janice faz o relaxamento da estrutura que sustenta a cabeça, ou seja, o colo, pescoço e a face, pois, geralmente, a musculatura está contraída, enrijecida, decorrentes das tensões da vida diária. Após o exercício, é a vez de realizar a drenagem, que vai proporcionar a liberação de líquidos através das linfas. A drenagem, porém, oferece contra-indicações para quem está com febre, acnes, queimaduras, cicatrizes recentes, moléstias degenerativas, processos inflamatórios e câncer.

Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial

A próxima fase é a kiron facial. São as massagens, com leves pressões, nas áreas de acúmulo de tensões. É, portanto, feita na musculatura do ombro, colo, pescoço e cabeça. Logo, chega o momento chamado de arrastamento muscular, cujos movimentos de quem aplica a técnica lembram o de animais. Para terminar, é feito a energização, em que ocorre a troca energética entre profissional e paciente ao término da sessão do shiatsu facial.

Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial

A técnica de manutenção elétrica, Adalgisa Cunha, após uma sessão da técnica aprovou os efeitos proporcionados pelo shiatsu facial. "Uso aparelho fixo e os músculos da face ficam mais tensos, contraídos. Senti uma soltura neles e também que a pele ficou mais tonificada".

Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial Terapeuta mostra tecnica de Shiatsu facial



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.