Artigo
Acupuntura Chinesa
::: 30/09/2003

Acupuntura ? o termo usado no Ocidente para referir-se a Chen Chiu, um antigo m?todo de tratamento chin?s, que se baseia na estimula??o de determinados pontos da pele com agulhas (Chen) e com fogo (Chiu).

Chen Chiu, estritamente dito, ? o nome das t?cnicas que se traduzem por Acupuntura (do latin: acus = agulha, e puntura = pun?ar).

A medicina tradicional Chinesa ?, a arte de tratar e prevenir doen?as e teve sua origem na China h? cerca de cinco mil anos. Est? baseada no Tao, no Yin/Yang como for?as opostas e complementares, presentes em todos os seres e organismos.

Uma de suas t?cnicas mais conhecidas ? assim, a Acupuntura e a Moxa, que chegaram ao Ocidente no in?cio do s?culo XX. Posteriormente vieram a Fitoterapia, a Auriculoterapia, a Quiropuntura, assim como todas as terapias afins como Moxabust?o, a Massagem Oriental, as terapias corporais como An M?, Do-In, Quiropr?tica, Shiatsu, Tui-N?; e exerc?cios terap?uticos como Liang Gong, Qi Gong, e Tai Chi Chuan.

O que ? Acupuntura
A Acupuntura trata as doen?as por meio de agulhas, que inseridas em determinados lugares do corpo (pontos de Acupuntura) estimulam o aumento do fluxo da energia Ki, e aplicando certos meios de manipula??o, pode curar uma enfermidade, isto ?, reequilibrar o ?rg?o ou ?rea em desequil?brio.

A Acupuntura Chinesa tem, demonstrado nos ?ltimos 5.000 anos, sua efici?ncia nos tratamentos de al?vio das dores em geral (tanto cr?nicas como agudas).

Como a t?cnica ? feita?
A t?cnica em si consiste em estimular certas regi?es anat?micas, como j? dissemos denominadas pontos de acupuntura. Os pontos de energia podem ser ativados por est?mulos f?sicos tais como: dedo, esfera met?lica, calor, eletricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapo e agulha, que ainda ? o instrumento mais conhecido, simples, pr?tico e quase indolor, visto que as agulhas de acupuntura s?o muito finas e a introdu??o na pele ? feita atrav?s de t?cnicas especiais, permanecendo no corpo por um per?odo m?dio de 20 a 40 minutos.

Al?m do corpo f?sico, os acupunturistas consideram a exist?ncia do Ki (energia), que circula atrav?s de canais invis?veis chamados meridianos, os quais formam uma rede interligando os pontos de Acupuntura, os ?rg?os, os tecidos e todas as c?lulas. As doen?as s?o observadas e analisadas como disfun?es energ?ticas onde o Ki (energia) n?o circula fluentemente pelos meridianos, surgindo ent?o ?reas congestionadas com excesso, e outras deficientes.

Acupuntura causa dor?
Uma das perguntas mais comuns que nos fazem ? se a Acupuntura ? dolorosa, se o paciente sente dor na inser??o das agulhas. A resposta que passamos ? atrav?s da explica??o de que as agulhas mais usadas t?m mais ou menos a espessura de um fio de cabelo, cerca de 10 vezes mais fina que uma agulha comum de inje??o. Assim, explicamos que, a aplica??o das agulhas costuma ser quase totalmente indolor.

A avalia??o energ?tica ? realizada atrav?s do relato do cliente, momento em que o terapeuta ? um ouvinte atencioso a cada informa??o que lhe seja passada, seguido este di?logo do exame da l?ngua, da palpa??o do corpo, da an?lise do pulso radial, e avalia??o do estado geral, e da fisiognomonia.

Os acupunturistas utilizam-se tamb?m dos recursos da Lei dos 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e ?gua), que envolvem n?o apenas o ser humano, mas os alimentos, a natureza, e tudo o que nos cerca. Do micro ao macrocosmo os chineses desenvolveram uma interpreta??o do estado do ser humano e das coisas que o cercam.

Partindo do princ?pio de que: - "Quantidade afeta qualidade em qualquer coisa na vida", podemos entrar em desequil?brio energ?tico, seja por falta ou por excesso de energia nos ?rg?os que comp?e nossa natureza f?sica.

Os antigos chineses observaram 12 "?rg?os" que s?o respons?veis pela sa?de quando est?o em equil?brio, s?o eles:

  • Pulm?es/Intestino grosso (Metal)
  • Est?mago/Ba?o-p?ncreas (Terra)
  • Circula??o-Sexo/Triplo aquecedor (Fogo)
  • Cora??o/Intestino delgado (Fogo)
  • Bexiga/Rins (?gua)
  • Ves?cula biliar/F?gado (Madeira)
  • Por cada um destes "?rg?os" circula a energia Ki deslocando-se, no n?vel subcut?neo, atrav?s de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combina?es Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementam no corpo, constituindo um sistema respons?vel pela defesa, regula??o e resson?ncia do organismo em rela??o ?s influ?ncias c?smicas.

    Sa?de implica, em primeiro lugar, na circula??o adequada da for?a vital atrav?s de canais livres e desimpedidos.

    Cada meridiano ? formado por um n?mero determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem v?rios tipos de meridianos conforme a fun??o que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 meridianos principais (pares e sim?tricos) e 2 meridianos extras (?mpares). Os demais, destitu?dos de pontos pr?prios, s?o os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patol?gicos e os meridianos de liga??o denominados Vasos Secund?rios.

    A acupuntura, desde que praticada por um profissional capacitado ? um m?todo seguro e sem efeitos colaterais.

    Hoje em dia, com o uso de agulhas descart?veis ou individuais, o risco de contamina??o praticamente desaparece. Outro dado importante ? que a agulha utilizada ? do tipo fechada, o que impossibilita o ac?mulo de qualquer subst?ncia no seu interior.

    Em geral, o tratamento tem a dura??o de 10 a 20 sess?es. O intervalo entre as sess?es depende da intensidade dos sintomas. Nos problemas cr?nicos, as sess?es geralmente s?o semanais. Os resultados j? podem come?ar a aparecer desde a primeira sess?o ou ent?o h? uma melhora progressiva.

    A coloca??o das agulhas ? feita por todo o corpo, nos pontos ao longo dos meridianos. As sess?es s?o feitas com a pessoa deitada, mas pode ser feita tamb?m com o paciente sentado. O tempo de cada sess?o em m?dia dura cerca de 60 minutos, podendo ser aumentadas ou diminu?das em fun??o do estado da pessoa.

    Quais as vantagens da acupuntura?
    A Acupuntura pode tratar in?meras doen?as e aliviar muitas dores e deve ser enfatizado que tamb?m ? um tratamento preventivo, ou seja, a Acupuntura pode ser aplicado no indiv?duo sadio, para estimular seu sistema imunol?gico, suas energias, permitindo assim prolongar seus per?odos de bem-estar e de sa?de. Assim, explicamos que a circula??o harmoniosa das correntes energ?ticas pelo corpo impede o aparecimento das doen?as.

    Apresenta expressivos resultados nos casos de v?cios (tabagismo, drogas), em obesidade (gula ansiosa, compuls?o). Clique aqui para saber mais!

    Tratamentos
    Nos tratamentos da coluna vertebral, tem auxiliado cada vez mais os pacientes portadores de dist?rbios diversos, seja no desconforto em rela??o a dor como em reequil?brio da postura f?sica.

    Nos casos de estresse, ansiedade, depress?o, ? um excelente recurso, pois aumenta e equilibra o fluxo de energia, trazendo bem estar, al?vio e disposi??o em geral.

    Entre os tratamentos que podem ser tratadas com a acupuntura, destacamos tamb?m as desarmonias funcionais e as causadas por intoxica??o alimentar, sedentarismo, m? postura e desequil?brios emocionais.

    De uma forma geral os quadros que est?o numa fase de desequil?brio energ?tico, apresentam melhoras e benef?cios quando tratadas pela acupuntura. Estes quadros se n?o corrigidos podem levar ? instala??o de doen?as lesionais e dores.

    A acupuntura ? plenamente compat?vel com outros tratamentos. Podendo ser feita isoladamente ou concomitantemente a outros tratamentos, como homeopatia, fitoterapia, florais e mesmo os tratamentos da medicina convencional. Na pr?tica, observa-se que a acupuntura atua no sentido de diminuir a dura??o dos outros tratamentos.

    Reconhecida e recomendada pela "O.M.S." (Organiza??o Mundial de Sa?de) tem ajudado cada dia a um maior n?mero de pacientes tanto no Oriente como aqui no Ocidente.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor, advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com