Cuidados na conservação da maquiagem são fundamentais para a saúde da pele

Usar um produto fora da validade pode causar irritações, alergias e dermatites no rosto. O ideal é estar sempre renovando o estoque

Nathália Carvalho
*Colaboração
27/6/2012
Cuidados maquiagem

A preocupação em utilizar o melhor produto de maquiagem no rosto, bons pincéis e hidratantes ajudam a conservar a aparência e evitam os problemas comuns que surgem na pele. Mas será que é só a qualidade do produto que dita a beleza de um rosto bem cuidado? A conservação e o bom aproveitamento dos cosméticos podem salvar quem usa de uma alergia e, por isso, o Portal ACESSA.com foi buscar algumas dicas.

Um dos grandes vilões para a pele pode ser o uso de um produto fora do prazo de validade. Algumas mulheres não sabem, mas a dermatologista Vânia Piccinini recomenda que nada seja reaproveitado após o vencimento. "O produto pode ficar danificado, ele perde sua composição original e existem grandes chances de causar danos à pele, como irritações, alergias e dermatite de contato." Nesse sentido, a recomendação da médica é que as mulheres comprem maquiagem em pouca quantidade, para não correrem o risco de perder o produto. "O que acontece é que as pessoas ficam com pena de jogar o produto fora. Elas devem estar sempre renovando o estoque e a dica é comprar o pó e as sombras, por exemplo, em embalagens menores, no início de cada estação."

A dermatologista lembra, ainda, de uma prática constantemente observada entre algumas mulheres. Ao invés de jogar o produto vencido fora, elas dão aquele batom ou sombra para as filhas brincarem. "Isso não pode acontecer porque a pele da criança é ainda mais sensível. O risco é o aparecimento de manchas e a mãe fica sem saber o motivo. Venceu, descartou", enfatiza Vânia.

Conservação

Para a médica, o ideal é conservar as maquiagens sempre em local seco. "Muitas mulheres deixam os produtos no banheiro, mas a umidade atrapalha porque o calor e o vapor ajudam na proliferação de bactérias." Um bom local para guardar o os produtos é dentro de gavetas de armários e guarda-roupas, nos quartos e nos closets.

O gerente de uma loja de cosméticos, Éverton Coelho, explica que um erro comum é o armazenamento das diferentes peças da maquiagem de maneira misturada. "Os pincéis devem ficar guardados de forma separada, dentro de uma boa maleta de maquiagem. Deixar os produtos abertos e próximos uns aos outros pode danificá-los e ressecá-los, sem contar que eles podem se sujar."

E, para saber se aquele produto está na sua composição ideal para utilização, é importante ficar atento às cores e texturas. "Quando uma base deixa de ficar em seu estado homogêneo, pode ser um sinal de que ela não está mais em boas condições, mesmo que esteja dentro da validade. E quando uma sombra começa a mudar de cor, também pode ser sinal de que ela não está boa", explica Vânia.

Cuidados maquiagem Cuidados maquiagem Cuidados maquiagem

Cuidados

Uma dica que ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e bactéria nos produtos é a higienização contínua. "Os pincéis utilizados na maquiagem devem ser lavados com frequência e existem produtos à base de álcool hidrolisado específicos para isso", ressalta Coelho. Mas, conforme afirma Vânia, eles também podem ser lavados com água e sabão neutro logo após o uso. "E lembrem-se de deixar secarem, porque não adianta nada lavar e guardar molhado."

Já com a pele, o cuidado é redobrado. Lavar bem o rosto e usar de demaquilantes é essencial. Coelho explica que "antes de passar uma maquiagem, é necessário lavar bem o rosto e passar um preparador para pele, como um hidratante. Após o uso, não pode deixar de tirar e não adianta passar sabonete porque ele só prejudica ainda mais. Tem que passar o removedor e tornar a hidratar, para a pele respirar durante à noite". E a médica ainda lembra que outra opção é o uso do protetor solar diário, passado antes da maquiagem. Para retirá-la, dê preferência a produtos sem álcool.

A estudante de 20 anos, Daiyane Zancanelli, usa maquiagem diariamente. Ela possui o hábito de retirar após o uso, mas nem sempre da maneira correta. "Tenho a pele do rosto muito oleosa e já reparei que quando esqueço de tirar a maquiagem, a pele fica pesada e surgem espinhas e acne."

Uma última dica é dar preferência aos pincéis na hora de passar as sombras, pó, corretivo e blush. "O uso do dedo para espalhar a maquiagem no rosto pode levar a oleosidade da mão para a essa pele", explica Coelho. E ele ainda acrescenta. "Dando preferência a bons produtos e fazendo uma conservação adequada, a maquiagem fará bem ao rosto, protegendo e tratando da pele como se fossem bons cremes."

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.