Quarta-feira, 3 de outubro de 2018, atualizada às 15h13

UBSs divulgam programação de exames e atividades da campanha Outubro Rosa

Da redação

Mais que incentivar mulheres a realizarem os exames para prevenção de cânceres de mama e colo uterino, a campanha Outubro Rosa nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Juiz de Fora, terá uma programação mais ampla voltada para a promoção da saúde feminina. Durante o mês de outubro serão realizadas diversas ações que esclarecem também sobre doenças crônicas, orientações sobre atividades físicas, alimentação saudável, realização de grupos de direito reprodutivo, entre outros itens. Veja programação completa no anexo.

De acordo com a gerente de Planejamento da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Engrácia Gonçalves, outros temas serão levados às usuárias, enquanto aguardam atendimentos nas “salas de espera”.Lá os organizadores vão abordar questões como depressão e climatério (conjunto de sintomas que surgem antes e depois da menopausa), além da promoção de atividades lúdicas, entendendo que todas precisam de cuidados diversos, envolvendo o corpo e a mente.

Para atender as mulheres que trabalham, algumas UBSs terão horários alternativos, facilitando o acesso, com dias programados, até as 20h, e atendimento aos sábados. Nestas datas haverá mutirões de preventivos, aferição de pressão arterial, atualização de cartão de vacina, avaliação do índice de massa corporal (IMC), exames clínicos, solicitação de mamografias, orientações diversas e individuais, dia de beleza e maquiagem após coleta de exames, contribuindo assim para a autoestima das mulheres.

Critérios para exames

De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para realização da mamografia de rastreamento e preventivo do câncer de colo, as mulheres devem preencher os seguintes critérios de idade: entre 25 e 64 anos, Papanicolau a cada três anos; entre 40 e 49 anos, Exame clínico de mama uma vez ao ano; e de 50 a 69 anos, Mamografia de rastreamento a cada dois anos.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.