Restaurantes n?o repassam alta nos pre?os para clientes Empres?rios optam por n?o repassar o aumento do pre?o de alimentos como trigo, arroz, leite e carne bovina para o valor das refei?es


Fernanda Fernandes
Rep?rter
27/06/2008

A alta no pre?o dos alimentos ainda n?o causou impacto no card?pio de muitos restaurantes de Juiz de Fora. Embora produtos como trigo, arroz, leite e carne bovina tenham aumentado recentemente, comerciantes do setor preferiram reduzir os lucros para manter o movimento.

"O povo n?o ag?enta mais. Estamos todos no sufoco. Se n?s, empres?rios, n?o formos sens?veis a isso vamos perder clientes", afirma a s?cia propriet?ria de um estabelecimento de comida a quilo no Centro, Maria Elizabeth Guedes.

Maria Elizabeth reclama que o comerciante encontra-se em um beco sem sa?da. "Ou perdemos no pre?o ou perdemos clientes", diz. Para ela, o susto com o crescimento dos gastos no supermercado fez com que o juizforano reduzisse o n?mero de refei?es fora de casa, pois o movimento caiu nos ?ltimos dois meses.

A op??o por manter a clientela a repassar os custos ao consumidor final reduziu em 10% os lucros do restaurante gerenciado por Marco Aur?lio Pugliese.

A sa?da encontrada por ele foi investir em uma nova promo??o para tentar ampliar o movimento e minimizar o d?ficit sofrido. "T?nhamos um pre?o para o self-service comum e outro, mais caro, com churrasco. Agora o valor ? ?nico, mais barato, e inclui o churrasco", explica.

Reajustes ainda devem chegar ao consumidor

Foto de Guilherme Ventura Apesar desse esfor?o, o economista Guilherme Ventura (foto) acredita que o d?ficit dos restaurantes n?o vai durar muito. "O que se v? ? efeito do alto n?vel de concorr?ncia neste setor, mas h? um limite e o impacto vai chegar ao consumidor final mesmo que novos aumentos nos custos n?o aconte?am", avalia.

Ventura acredita que uma pequena melhora no mercado ? o suficiente para os comerciantes enxergarem a possibilidade de aumento no valor das refei?es.

Enquete
Voc? percebeu alguma diferen?a no pre?o das refei?es nos restaurantes?

       N?o e almo?o (e/ou) janto quase sempre (ou sempre) na rua
       Sim, porque almo?o (e/ou) janto quase sempre (ou sempre) na rua
       N?o, porque quase n?o almo?o (e/ou janto) fora de casa
       Depende do restaurante

   

ATEN??O: o resultado desta enquete n?o tem valor de amostragem cient?fica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com