Tudo misturado Artigos de verão, de outono e inverno podem ser encontados
dividindo uma mesma vitrine


Priscila Magalhães
Repórter
03/04/2008

A mudança de estação está confundindo consumidores e comerciantes. O outono começou no dia 20 de março, mas as características meteorológicas da estação ainda não estão totalmente presentes, como diz o meteorologista do 5º Distrito, Alexandre Gadelha.

Por isso, algumas lojas já estão expondo suas coleções de outono/inverno, enquanto outras ainda estão com a vitrine cheia de sandálias e de camisetas. Outras, estão completamente misturadas, de um lado casacos pesados e botas, do outro, vestidos leves e sandálias rasteiras.

Mas será que essa mistura é influência da estação ou é para aquecer o comércio? Marina de Sá é vendedora de uma loja no centro da cidade e diz que as vendas caíram bastante nas últimas semanas. "Agora, estamos fazendo promoção para acabar com o estoque de verão e já lançamos a coleção de inverno".

As sandálias coloridas, como amarelas e verdes, estão a preço inferior, já que não é certo que elas façam parte da coleção do próximo verão. Mas, mesmo com promoção, a procura pelos produtos de verão não está superando a procura pelos de inverno. "As vendas estão meio a meio", diz a vendedora.

foto de sandálias foto de botas

A consumidora Lúcia Queiroz acha que a venda de produtos de inverno vai começar a se aquecer quando o frio chegar. "Ainda está muito quente. Acho que só em maio, as pessoas vão comprar mais, mas quando chove e faz um frio à noite, sempre procuramos calçados fechados".

No setor de vestuário, a mesma mistura é observada. Para a proprietária de uma loja de roupas, Lívia Ribeiro, o tempo está meio confuso, o que tem feito os clientes procurarem pelas roupas de diferentes estações. "Blusas de manga 3/4 e de tecidos mais leves tem sido bastante vendidos, ao mesmo tempo em que os casacos mais grossos". Ela conta que os moletons colocados à venda já acabaram.

A expectativa de Lívia é boa para o inverno, apesar da loja ainda estar fazendo pedidos de roupas meia-estação. "Dizem que o inverno vai ser rigoroso, por isso estamos fazendo os pedidos com cautela". Com relação aos preços, ela diz que estão quase que na mesma faixa, se comparados a 2007. "A diferença é que está se usando mais roupas de tecido, do que a malha usada no ano passado. E os tecidos são mais caros, mais sofisticados".

foto de sandálias foto de botas

A vendedora Priscila Ribeiro conta que a venda de tecidos leves, com a tendência do outono, está grande. "Como o frio ainda não chegou e o calor diminuiu um pouco, as pessoas procuram os tecidos mais leves, mas já com os tons de outono, como marrom e cinza".

Outra consumidora, Cinara de Souza Dias, ainda está aproveitando a promoção de verão e acha cedo para comprar os artigos da próxima estação. "Vou esperar o frio e a coleção de inverno chegar para eu ver os lançamentos. Enquanto isso, compro as sandálias baixas", conta ela, que comprou três rasteirinhas e já saiu da loja com uma delas no pé.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.