Tudo misturado Artigos de ver?o, de outono e inverno podem ser encontados
dividindo uma mesma vitrine


Priscila Magalh?es
Rep?rter
03/04/2008

A mudan?a de esta??o est? confundindo consumidores e comerciantes. O outono come?ou no dia 20 de mar?o, mas as caracter?sticas meteorol?gicas da esta??o ainda n?o est?o totalmente presentes, como diz o meteorologista do 5? Distrito, Alexandre Gadelha.

Por isso, algumas lojas j? est?o expondo suas cole?es de outono/inverno, enquanto outras ainda est?o com a vitrine cheia de sand?lias e de camisetas. Outras, est?o completamente misturadas, de um lado casacos pesados e botas, do outro, vestidos leves e sand?lias rasteiras.

Mas ser? que essa mistura ? influ?ncia da esta??o ou ? para aquecer o com?rcio? Marina de S? ? vendedora de uma loja no centro da cidade e diz que as vendas ca?ram bastante nas ?ltimas semanas. "Agora, estamos fazendo promo??o para acabar com o estoque de ver?o e j? lan?amos a cole??o de inverno".

As sand?lias coloridas, como amarelas e verdes, est?o a pre?o inferior, j? que n?o ? certo que elas fa?am parte da cole??o do pr?ximo ver?o. Mas, mesmo com promo??o, a procura pelos produtos de ver?o n?o est? superando a procura pelos de inverno. "As vendas est?o meio a meio", diz a vendedora.

foto de sand?lias foto de botas

A consumidora L?cia Queiroz acha que a venda de produtos de inverno vai come?ar a se aquecer quando o frio chegar. "Ainda est? muito quente. Acho que s? em maio, as pessoas v?o comprar mais, mas quando chove e faz um frio ? noite, sempre procuramos cal?ados fechados".

No setor de vestu?rio, a mesma mistura ? observada. Para a propriet?ria de uma loja de roupas, L?via Ribeiro, o tempo est? meio confuso, o que tem feito os clientes procurarem pelas roupas de diferentes esta?es. "Blusas de manga 3/4 e de tecidos mais leves tem sido bastante vendidos, ao mesmo tempo em que os casacos mais grossos". Ela conta que os moletons colocados ? venda j? acabaram.

A expectativa de L?via ? boa para o inverno, apesar da loja ainda estar fazendo pedidos de roupas meia-esta??o. "Dizem que o inverno vai ser rigoroso, por isso estamos fazendo os pedidos com cautela". Com rela??o aos pre?os, ela diz que est?o quase que na mesma faixa, se comparados a 2007. "A diferen?a ? que est? se usando mais roupas de tecido, do que a malha usada no ano passado. E os tecidos s?o mais caros, mais sofisticados".

foto de sand?lias foto de botas

A vendedora Priscila Ribeiro conta que a venda de tecidos leves, com a tend?ncia do outono, est? grande. "Como o frio ainda n?o chegou e o calor diminuiu um pouco, as pessoas procuram os tecidos mais leves, mas j? com os tons de outono, como marrom e cinza".

Outra consumidora, Cinara de Souza Dias, ainda est? aproveitando a promo??o de ver?o e acha cedo para comprar os artigos da pr?xima esta??o. "Vou esperar o frio e a cole??o de inverno chegar para eu ver os lan?amentos. Enquanto isso, compro as sand?lias baixas", conta ela, que comprou tr?s rasteirinhas e j? saiu da loja com uma delas no p?.