Terça-feira, dia 22 de janeiro de 2008, atualizada às 12h19

Em Juiz de Fora, as vendas do comércio foram maiores que a média nacional, em 2007


Priscila Magalhães
Repórter

Juiz de Fora registrou um aumento de 13,48% nas vendas do comércio, de janeiro a dezembro de 2007, em comparação com o mesmo período de 2006, segundo dados da Câmara de Dirigentes Logistas de Juiz de Fora (CDL/JF). Um crescimento maior que a média nacional registrada pelo Serasa, que foi de 9,6%, a maior dos últimos seis anos.

O presidente da CDL/JF, Vandir Domingos da Silva, diz que as vendas superaram as expectativas. "O resultado do ano passado foi muito bom, mas queríamos ter vendido mais. A facilidade das formas de pagamento e o Natal contribuíram para o aumento das vendas".

Segundo o Serasa, nas lojas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção etc), o incremento foi de 12,3% e no varejo de alimentos e bebidas foi de 6,6%. Para a entidade, esse aumento está ligado à facilidade do crédito e ao estabelecimento de prazos mais longos para pagamento, como é o caso de produtos mais caros, como os automóveis, que dependem de financiamento. O emprego formal e o aumento salarial também foram determinantes para este crescimento no país.

Apesar do aumento nas vendas, em Juiz de Fora, Vandir diz que vender mais não significa que os lucros aumentaram. "O aumento do prazo para os clientes, o aumento dos impostos e as taxas pagas para o uso do cartão também contribuíram para reduzir o lucro dos comerciantes", completa. Para 2008, as expectativas são boas. "Acreditamos que 2008 vai ser melhor que o ano passado e a abertura do shopping vai revitalizar o comércio".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.