IPI reduzido estimula vendas de materiais de constru??o Lista de materiais com imposto reduzido ? ampliada. Consumidor deve ficar atento aos pre?os antes de fazer o investimento

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
23/4/2009

A amplia??o da lista de materiais de constru??o que tiveram isen??o de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), anunciada na ?ltima sexta-feira, dia 17 de abril, reflete nas vendas das lojas do ramo em Juiz de Fora. A nova lista inclui seis itens: telhas de a?o, impermeabilizantes, dois tipos de revestimentos cer?micos, cadeados e registros de gaveta.

Segundo o diretor geral de vendas de uma rede de material de constru??o da cidade, Gilson Peixoto, a inclus?o dos tipos de revestimentos cer?micos na listagem vai colaborar para o aumento das vendas. "A cer?mica ? um item que pesa no or?amento da obra, por isso, acredito que a redu??o do IPI vai motivar os consumidores a fazer o investimento."

Conforme Peixoto, ? poss?vel perceber o impacto da medida nas vendas do m?s. "Toda publicidade do governo incentiva o consumidor. Com o an?ncio da redu??o, tivemos um est?mulo e, agora, o mercado deve ser ainda mais aquecido com a amplia??o da lista", justifica. O diretor afirma que as vendas de abril aumentaram 15% em rela??o ao mesmo per?odo de 2008.

O respons?vel pelo departamento de compras de uma outra loja do ramo, Adilson Matta (foto abaixo), tamb?m aposta no incremento nas vendas. Ele afirma que os consumidores est?o interessados em saber quais produtos tiveram o imposto reduzido. "As pessoas perguntam sobre o IPI e ficam mais seguras na hora da compra. Como os materiais de constru??o se complementam, as aquisi?es n?o ficam restritas aos produtos com imposto reduzido", explica.

Foto de Adilson O benef?cio se estende at? o dia 16 de julho. Para Matta, o per?odo ? curto. Ele gostaria que houvesse uma prorroga??o no prazo. Peixoto, entretanto, n?o est? confiante de que isso possa ocorrer, devido ao impacto da isen??o na receita tribut?ria do governo federal. De acordo com a Receita Federal, a desonera??o para o per?odo ? de R$ 88 milh?es. "O volume da arrecada??o de impostos sobre o material de constru??o ? grande. N?o sei se o governo vai conseguir abrir m?o dessa receita por muito tempo e renovar o prazo de isen??o."

De olho na prateleira

O consumidor deve ficar atento aos pre?os antes de investir em materiais de constru??o. Os itens de estoque, comprados pelos comerciantes antes da redu??o do IPI, n?o est?o com os pre?os reajustados. "Fui comprar torneiras e o vendedor me disse que o pre?o com isen??o de IPI s? est? sendo praticado em produtos novos, adquiridos depois da medida", reclama o consultor de vendas Renato Passos.

Renato afirma que para saber quais produtos tiveram o pre?o reduzido teve que perguntar ao vendedor. "Se a pessoa n?o tem aten??o na hora de comprar, acaba levando o mais caro. Tem que perguntar sempre."

Reflexo positivo

Para o propriet?rio de uma loja de materiais el?tricos e hidr?ulicos, N?lio Guimar?es, a medida do governo federal exerce um efeito psicol?gico no consumidor. "A maior parte dos produtos da loja n?o tiveram o pre?o afetado pela isen??o da taxa, pois o imposto reduzido j? existe h? mais tempo para materiais el?tricos. No entanto, percebemos que os clientes est?o mais motivados a comprar."

as redu?es dos materiais da constru??o desonerados
Material Redu??o do IPI
 
Cimentos aplicados na constru??o 4% para 0%
Tintas e vernizes dos tipos aplicados na constru??o 5% para 0%
Massa de vidraceiro 10% para 2%
Indutos utilizados em pintura 5% para 2%
Revestimentos n?o refrat?rios do tipo dos utilizados em alvenaria 5% para 0%
Aditivos preparados para cimentos, argamassas ou concretos 10% para 5%
Argamassas e concretos para constru??o 5% para 0%
Banheiras, boxes para chuveiros, pias e lavat?rios de pl?stico 5% para 0%
Assentos e tampas, de sanit?rios de pl?stico 5% para 0%
Caixas de descarga e artigos semelhantes para usos sanit?rios ou higi?nicos, de pl?sticos 5% para 0%
Pias, lavat?rios, colunas para lavat?rios, banheiras, bid?s, sanit?rios, caixas de descarga, mict?rios de porcelana 5% para 0%
Pias, lavat?rios, colunas para lavat?rios, banheiras, bid?s de cer?mica 5% para 0%
Grades e redes de a?o, n?o revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada 5% para 0%
Outras grades e redes de a?o, n?o revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada 5% para 0%
Pias e lavat?rios, de a?os inoxid?veis 5% para 0%
Outras fechaduras; ferrolhos 5% para 0%
Partes Cadeados, fechaduras e ferrolhos 5% para 0%
Dobradi?as de qualquer tipo (inclu?dos os gonzos e as charneiras) 5% para 0%
Outras guarni?es, ferragens e artigos semelhantes para constru?es 10% para 5%
V?lvulas para escoamento 5% para 0%
Outros dispositivos dos tipos utilizados em banheiros ou cozinhas 5% para 0%
Disjuntores 15% para 10%
Chuveiro el?trico 5% para 0%
Impermeabilizantes 5% para 0%
Cadeados 10% para 0%
Registros de gaveta 5% para 0%
Telhas de a?o 5% para 0%
Revestimentos cer?micos n?o vidrados nem esmaltados 5% para 0%
Revestimentos cer?micos vidrados ou esmaltados 5% para 0%

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes