Sexta-feira, 29 de janeiro de 2010, atualizada às 18h16

Fábricas de chocolates já produzem para atender demanda da Páscoa

Clecius Campos
Repórter

Os fabricantes de chocolates já começam a se movimentar para atender a demanda ocasionada pela Páscoa. De acordo com a sócia-proprietária de uma fábrica da cidade, Omara Stephan e Silva, a produção de chocolates está 15% maior que a registrada no ano anterior. "Iniciamos a contratação de pessoal em outubro para suprir a demanda do Natal e vamos continuar com os funcionários temporários até abril. Quatro pessoas foram adicionadas à equipe, que agora conta com 20 empregados."

O dono de outra fábrica da cidade, Rubens Kayambá, contratou dez funcionários temporários para atender à produção. Ele está otimista em relação ao período de vendas. "Se no ano passado, em que o país passava por uma crise, vendemos como água, 2010 deve ser melhor ainda. Caso consigamos aumentar as vendas em 20%, teremos que produzir pelo menos uma tonelada e meia a mais que no ano passado."

A loja do fabricante já expõe os preços para o período. O ovo número 10, com 90 gramas de peso, sairá a R$ 2,70*, enquanto o número 21, com 550 gramas, custará R$ 16,50*. "Houve pequeno reajuste em relação ao ano passado. Mas está mais relacionado com a embalagem do que com o chocolate de fato."

Para vender mais, Omara aposta nas novidades. "Vamos fugir dos produtos industrializados e apresentar os mais delicados, mais artesanais." Já Kayambá faz mistério. "As novidades ainda são surpresa, para não dar chance para a concorrência copiar. Mas vamos lançar uma coisa ou outra relacionada com a Copa." O empresário já faz contato com clientes para garantir as vendas. "Estou enviando duas mil correspondências para compradores de Juiz de Fora, Barbacena, Leopoldina, Ubá e Caxambu, que já têm o costume de trabalhar conosco. A expectativa é grande."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

http://www.acessa.com/negocios/arquivo/mercados/2010/01/29-pascoa/