Quarta-feira, dia 18 de março de 2009, atualizada às 16h37

Contribuinte pode fazer pesquisa sobre a situação fiscal pela internet. Atendimento presencial nas agências da Receita deve ser reduzido em 15%

Da Redação

A partir desta semana, pessoas físicas e empresas podem fazer a pesquisa sobre sua situação fiscal e regularizar débitos e outras pendências com a Receita Federal através da internet.

O novo serviço de Pesquisa de Situação Fiscal tem como objetivo dar comodidade às pessoas, que não precisam mais se dirigir a uma unidade para resolver as pendências. A expectativa é de que o serviço reduza a demanda por atendimento presencial na unidade da Receita em 15%, em Juiz de Fora. O atendimento presencial médio na cidade é de sete mil pessoas por mês.

Segundo a instituição, pelo programa será possível consultar pendências junto à Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (exceto previdenciárias), com instruções de regularização das pendências, emitir Darf para pagamento de débitos em aberto, verificar parcelamentos existentes e parcelas em atraso, baixar os programas para entrega das declarações ausentes e detalhar débitos controlados em processos fiscais, dentre outros serviços.

Para ter acesso aos dados, é necessário que o contribuinte faça o cadastro, informando CPF, data de nascimento e número do recibo da declaração de imposto de renda dos dois últimos anos (se houver) ou número do título de eleitor. As empresas precisam apresentar CNPJ, CPF do responsável perante o CNPJ, data de nascimento e número do recibo da declaração de imposto de renda dos dois últimos anos (se houver) do responsável, ou número do título de eleitor.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.