Sexta-feira, 19 de junho de 2009, atualizada às 11h05

Frio movimenta padarias e cafés em JF. No inverno, procura por bebidas quentes e lanches aumenta em 20%

Patrícia Rossini
*Colaboração

O inverno começa oficialmente no próximo domingo, dia 21 de junho, às 14h45, horário de Brasília. Mas, nas ruas Juiz de Fora, já é possível perceber as mudanças de comportamento típicas da estação mais fria do ano. Nas padarias e cafés do Centro, por exemplo, a procura por bebidas e lanches quentes aumentou. "Nos meses do inverno, o movimento chega a ser 20% superior aos demais. As pessoas vêm atrás do café e de outras bebidas para esquentar o corpo", conta o gerente de uma padaria, João Monteiro.

A balconista de um café, Marlene da Silva, confirma a informação. "Sempre que chega o inverno as vendas aumentam. O que mais sai é o tradicional cafezinho, além do chocolate quente e do capuccino." Para acompanhar a bebida, os preferidos são o pão de queijo, o pão francês na chapa e os bolos.

Previsão de temperatura para a estação

pessoas na padariaO mês de junho está sendo marcado pelo frio rigoroso. Até o momento, a média de temperaturas registradas pelo 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte é de 11°C, inferior à média histórica do mês, de 13°C. Apesar das temperaturas mais baixas, o meteorologista Claudemir de Azevedo Félix explica que não é possível afirmar que o inverno seguirá a mesma tendência. "A nossa previsão é de que a estação seja típica, marcada pela baixa umidade relativa do ar, quedas de temperatura e poucas chuvas. Também esperamos a formação de nevoeiros."

Segundo o meteorologista, a incidência de massas de ar polar, comuns no período, contribui para o forte declínio nas temperaturas. Em Juiz de Fora, a média mínima histórica do inverno é de 12°C e a máxima não passa dos 21°C. "Em valores absolutos, já registramos 5,5°C no dia 13 de junho de 1988, a menor temperatura deste mês nos últimos 21 anos", completa.

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Madalena Fernandes