Terça-feira, 25 de maio de 2010, atualizada às 19h

Abertas as inscrições para concurso nacional de produtos lácteos

Da Redação

As inscrições para o 37º Concurso Nacional de Produtos Lácteos estão abertas e vão até o dia 3 de julho. O procedimento deve ser realizado pela internet. O evento é tradicional no segmento e faz parte do 27º Congresso Nacional de Laticínios, que acontece de 12 a 15 de julho, no Expominas Juiz de Fora.

Uma das novidades deste ano é a inclusão da manteiga de primeira qualidade entre as categorias avaliadas. Com a inclusão da manteiga, o Concurso Nacional passa a contar com onze categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga e Destaque Especial (qualquer produto lácteo - queijos, doce de leite, iogurte, bebida Láctea, manteiga, que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade).

A expectativa é de que cerca de 60 indústrias de todo país participem este ano. Os produtos serão avaliados nos dias 13 e 14 de julho por um grupo de juízes composto por 30 profissionais experientes, vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos e profissionais da área de laticínios.

Os critérios avaliados serão aspecto global - que nesta edição ganha mais peso, conforme sugestão dos juízes em workshop realizado no ano anterior -, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. A premiação caberá aos três primeiros colocados em cada uma das onze categorias e será entregue em solenidade especial no dia 15 de julho, marcando o encerramento do Congresso.