Terça-feira, 23 de agosto de 2011, atualizada às 19h

Voo Viracopos/Aeroporto Regional abre operações da Azul na Zona da Mata

Aline Furtado
Repórter
Aviação da Azul

Um dia após o cancelamento do primeiro voo pelo Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), na última segunda-feria, 22 de agosto, devido às condições meteorológicas, o primeiro dia de operações da Azul Linhas Aéreas ocorreu nesta terça-feira, dia 23.

A aeronave, uma turbo hélice ATR-72-200, com capacidade para 66 passageiros, chegou ao ARZM às 14h45 e partiu para Campinas (SP) às 15h17. Cinquenta e quatro passageiros chegaram ao Aeroporto Regional e outros 54 seguiram rumo a Campinas. O pouso no ARZM ocorreu quarenta minutos após o previsto devido a um atraso na saída de Campinas.

Segundo informações da assessoria da Azul, o cancelamento da última segunda-feira foi decorrente das "condições meteorológicas desfavoráveis na rota do aeroporto destino, abaixo dos mínimos para operação", no momento da aproximação da aeronave do local. Ainda segundo a nota emitida pela empresa, "pelo fato do aeroporto ainda não dispor de um procedimento por instrumentos aprovado pelo Decea [Departamento de Controle de Espaço Aéreo], que auxilia o pouso em situações de pouca visibilidade, a companhia alternou o voo para o Aeroporto  Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro, por questão de segurança".

Assim, as operações só poderão ocorrer no ARZM, até que o procedimento por instrumentos seja homologado, caso haja condições meteorológicas que permitam aproximação visual. "Sendo assim, outros voos poderão ser alternados ou até mesmo cancelados por esse motivo", destacou a nota. Devido a este cenário, a companhia aérea decidiu adiar o evento de inauguração de sua nova base, em Goianá, que estava marcado para esta quarta-feira, dia 24. A nova data ainda será definida.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.