SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O Senado Federal voltou a expor nesta segunda-feira (30) a primeira obra restaurada após a destruição por atos golpistas. A peça é o quadro "Trigal na Serra", de Guido Mondin, que voltou à sala de recepção da Presidência da Casa.

A obra mede 92 por 112 centímetros, foi pintada em 1967 e foi uma das 14 peças danificadas no dia 8 de janeiro.

Segundo o Senado, o quadro foi encontrado no chão, mas sem sua moldura. Fragmentos de vidros quebrados durante a invasão e outros estilhaços provocaram arranhões e perda das cores.

Ainda de acordo com a casa legislativa, a obra também foi encharcada e empenada pela umidade, depois que os vândalos acionaram mangueiras e hidrantes de combate a incêndio.

O conservador Nonato Nascimento, do Laboratório de Restauração do Senado, foi o responsável pela recuperação da obra. O trabalho de higienização começou logo após os ataques, ainda na Presidência da Casa.

Com suas ferramentas de trabalho, Nonato removeu os primeiros fragmentos de vidro e, nos dias que se seguiram, vários procedimentos foram adotados para devolver o quadro ao estado original.

A estimativa do Senado é de que os atos golpistas de 8 de janeiro causaram prejuízo de ao menos R$ 3,5 milhões à Casa.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!