Arroz, feij?o, carinho e pitadas de patriotismo O mexid?o ? uma op??o nutritiva, f?cil de preparar e tem sabor brasileiro.
Aprenda a fazer esta del?cia

Marinella Souza
Colabora??o*
14/11/2007

ACESSA.com multim?dia

Outras receitas:

Feriado chegando pede op?es saborosas, nutritivas e f?ceis de preparar. Nesse caso, nada melhor do que um bom mexid?o. E se tiver ingredientes bem brasileiros, deixa a consci?ncia tranq?ila e o esp?rito patri?tico massageado.

Cada fam?lia tem uma receita especial de mexido, mas nenhuma delas ? uma mistura harm?nica de ingredientes, normalmente utilizados separados. Carne cozida, bife, ling?i?a, torresmo, ovo e bacon fazem um simples mexido se transformar em um mexid?o nas m?os de Neuza Aparecida Machado Reis.

Neuza e seu marido s?o propriet?rios de um restaurante, que h? sete anos, fica no bairro S?o Mateus. Na verdade, essa hist?ria come?a h? mais ou menos duas d?cadas quando Galdino possu?a uma carrocinha de lanches que logo foi ampliada, transformando-se em restaurante.

J? nessa ?poca, surgiu o mexid?o, que encantaria pessoas dos mais variados perfis fazendo do prato uma op??o para quem est? voltando das baladas, chegando de viagem ou mesmo querendo uma refei??o simples para a hora do almo?o.

Sem segredos
Neuza conta que n?o h? segredo no mexid?o. "Um arroz bem feitinho, feij?o cozido, carne, alho, enfim, tudo feito com muito carinho". Segundo ela, cozinhar, ver o cliente satisfeito s?o coisas que n?o t?m pre?o. "Eu adoro cozinhar, quando alguma coisa d? errado na minha cozinha eu fico muito triste, porque o mexid?o ? muito f?cil de ser preparado", derrete-se.

Se depender da freguesia, Neuza ter? muitos motivos para sorrir. O analista de sistemas, M?rio Moretz Sohn, ? adepto ao mexid?o. Morando fora da cidade h? um ano, ele come o mexid?o pelo menos uma vez por m?s. "O mexid?o ? muito gostoso porque ? bastante sortido, vem bastante comida e mata a fome incontrol?vel", comenta o rapaz.

O prato ? uma excelente op??o para o feriado da Proclama??o da Rep?blica porque, al?m de pr?tico e saboroso, valoriza os sabores genuinamente brasileiros e tem a cara do nosso povo. Agora ? s? conferir a receita, prepara e se deliciar!

Anote o que voc? vai precisar

Ingredientes:
  • 300g de arroz
  • 300g de feij?o
  • couve a gosto
  • 2 peda?os de ling?i?a
  • 2 ovos
  • 200g de carne cozida
  • 2 bifes(frango, vaca ou porco)
  • 200g de torresmo
  • 50g de alho torrado no azeite
  • 100g de bacon
  • Modo de fazer:

    Frite o bife, a ling?i?a e o bacon. Misture a carne cozida ao bacon. Numa panela mistura o arroz, o feij?o, o alho e a couve. Depois que esses ingredientes estiverem bem misturados, acrescente a mistura do bacon com a carne cozida e mexa bastante. Por ?ltimo, frite os ovos e acrescente-os ? mistura junto com o bife, a ling?i?a e o torresmo.


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF