A força do pensamento positivo Imaginar coisas boas e desejar o bem podem tornar sua vida mais harmônica

Renata Solano
*Colaboração
18/10/07

Em alguns momentos da vida, as coisas acontecem na hora e local certos e, muitas vezes, pensamos que foi pura coincidência, mas quando se começa a refletir melhor sobre os acontecimentos, verificamos sempre haver uma relação entre os fatos e as escolhas que tomamos no decorrer de nossa existência.

Sincronicidade é um conceito desenvolvido pelo psiquiatra, Carl Gustav Jung, com o intuito de definir os acontecimentos relacionados pelo poder do significado e não somente pelo sentido causa e efeito.

De acordo com Jung, esta energia está presente na vida de todas as pessoas, mas nem todo mundo consegue percebê-la, tendo em vista a falta de atenção e sensibilidade que a correria do dia-a-dia implica.

Mas temos a capacidade de perceber esse conceito quando damos atenção ao que estamos fazendo e pensando. Diferente da coincidência, que trabalha com a simultaneidade de dois acontecimentos, a sincronicidade não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim na relação de significados entre os acontecimentos.

Atraindo coisas boas
Parece complicado, né? Mas em linhas gerais, o pensamento positivo é muito retratado e exaltado pela lei da atração, expressa e defendida no livro e filme best sellers The Secret (O Segredo). O dom do ser humano, um ser pensante, de atrair tudo o que quer para sua vida, é a base dessa lei da atração.

Segundo a professora de yoga, Camila Araújo, o segredo já não é mais uma questão de crença é uma questão que a física quântica está desenvolvendo e provando. "O filme Quem somos nós? parte da mistura entre ficção e documentário para nos mostrar que a realidade é criada por nós e que, portanto, podemos modificá-la", completa.

Camila acredita que o sankalpa (frase curta), pensamento bom ou visão e imagem da coisa que se deseja ou gostaria que acontecesse funcionam, pois trabalham com a energia positiva. "Nessas frases devemos evitar usar palavras como não e nunca", explica.

Outro conceito utilizado pelos profissionais de yoga é o santosha que, segundo Camila, descreve a capacidade de manter o contentamento e a satisfação diante de qualquer situação, positiva ou negativa, estimulando uma visão diferente do mundo, uma visão meio que "Poliana"**.

Mas a crença de atrair um prêmio da loteria ou o amor da vida, não é regra nem norma sempre, nem mesmo funcional. Para o sincretismo, manter um pensamento positivo e estar bem consigo mesmo são essenciais para perceber acontecimentos favoráveis ao nosso desenvolvimento.

Para o psiquiatra, Adelgício de Paula (vídeo acima), o pensamento positivo fortalece a auto-estima e confiança, mas ele deve sempre estar acompanhado de ações. "Não adianta você desejar estar com alguém se você não toma atitudes que possibilitem isso. É preciso cultivar ações que condizem com suas expectativas, nesse sentido o pensamento positivo é pertinente e corroborado", explica o psiquiatra.

Então, a partir de hoje, preste mais atenção na sua vida e nos acontecimentos que o cercam, assim, você mantém firme seus pensamentos no crescimento e desenvolvimento pessoal.

**Livro de Eleanor H. Porter que conta a história de uma menina capaz de ficar feliz até nos piores momentos.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.