• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Yoga
    Meditação e auto-conhecimento aliados à atividade física


    *Renata Silva
    14/07/2004

    Lúcia Alves fala sobre a missão de um profissional na área. Carolina Magaldi ensina a Saudação ao Sol Veja! Veja! Veja!

    "Mais do que uma atividade física, a yoga é considerada uma filosofia de vida". A frase feita serve para ilustrar a profundidade alcançada pela yoga, ao longo dos seus 5 mil anos de existência. Respiração, postura e aumento da capacidade de concentração são alguns dos benefícios encontrados na prática, que ganha, a cada dia, um número maior de seguidores em todo o mundo.

    A professora de yoga, Juliana Magaldi, destaca o auto-conhecimento e o equilíbrio metabólico como seus principais ganhos. Ressalta também a importância de um profissional qualificado para orientar melhor os interessados. "Os exercícios não podem ser iguais, pois cada um tem as suas particularidades. Se uma pessoa que tem pressão alta, fizer algumas posturas, irá aumentá-la ainda mais", alerta.

    No caso de sua academia, antes mesmo das aulas, é feito um histórico emocional e físico do aluno, para que as atividades sejam personalizadas. Nesse aspecto, a professora Juliana atesta melhoras consideráveis em alunos com doenças, como bruxismo (ATM), tendinite e asma, além de disfunções hormonais.

    Somando-se aos bons resultados físicos, a atividade contribui para diminuir problemas emocionais. A professora, Carolina Magaldi, que possui uma turma infanto-juvenil, conseguiu avanços consideráveis com crianças hiperativas e, até mesmo, com os mais retraídos. Segundo ela, "os agitados alcançaram maior concentração no dia-a-dia e os tímidos se sociabilizaram", diz.

    A yogui, Lúcia Alves, que atua há 25 anos na área, deixou a profissão de professora de antropologia para dedicar-se inteiramente à yoga. "Fiz um desapego material, para ajudar outras pessoas", diz. De acordo com Lúcia, a procura pela yoga vem aumentando nos últimos anos e, com isso, a atividade está se tornando cada vez mais comercial. "É importante que o público se atente a isso", alerta.

    Conhecendo a Yoga
    Profª Lúcia Alves "A palavra Yoga vem do sânscrito, língua sagrada da Índia, e significa união, integração do homem com o seu universo interior e exterior. É também considerada uma ciência, uma filosofia ou ainda, uma reeducação integral do homem, levando-se em conta suas várias dimensões: somática ou física, mental, emocional, espiritual e energética.

    O auto-conhecimento é um dos principais objetivos dessa prática e, por meio dele, é possível melhorar a capacidade de concentração, evitando stress, ansiedade, depressão e desânimo, tendo em vista um relaxamento mais completo, uma saúde plena, a prevenção e a cura de doenças.

    A yoga parte de regras fundamentais como a não-violência, a não-valorização excessiva dos bens materiais, a não-falsidade, ensinando aos seus praticantes como praticar sakshi, ou seja, ser possuidor de uma força interior tal que permita com ele atue em todas as frentes - profissional, social, cultural, existencial, afetiva - de forma eficaz e fecunda, sem perder a serenidade e o equilíbrio.

    Com a yoga percorreremos o sadhana, ou caminho, como busca da libertação (moksha) e, ainda, como método para alcançar a saúde plena (física, mental, emocional e energética), o restabelecimento da paz e da harmonia, visando uma vida mais plena e mais feliz." (Professora Lúcia Alves)

    Saiba mais
    Aprenda o passo-a-passo da Saudação ao Sol

    *Renata Silva é estudante do 6º período de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.