Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011, atualizada às 17h09

Sobe para 65 o número de casos de dengue em Juiz de Fora

Clecius Campos
Subeditor
Foto de entulho recolhido

Até a sétima semana de 2011, Juiz de Fora registra a confirmação de 65 casos de dengue. Em uma semana, 12 pacientes foram diagnosticados como vítimas da doença. Dos casos registrados, 54 são autóctones (contraídos no município) e 11 importados. No mesmo período de 2010, o número de pessoas com dengue era de 55.

Segundo informação do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), foram registradas 147 notificações da doença desde o início do ano. Foram descartados 45 casos, enquanto 39 aguardam resultado de exame. Até a sétima semana de 2010, eram 75 notificações e nenhuma delas esperava por exames.

Contrabalanceando os números que indicam aumento dos casos de dengue em relação ao ano passado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou dados da operação Batalhas Regionais de Combate à Dengue, realizada no último final de semana, nas regiões Sul e Norte de Juiz de Fora. Ao todo, cerca de 900 toneladas de entulhos foram recolhidas em 70 bairros da cidade, sendo 550 toneladas na região Sul e 350 toneladas na região Norte. Divididos em 154 equipes, 1.023 servidores da PJF tiveram o apoio de 33 bombeiros, cem policiais militares e 40 soldados do Exército, para as ações na região Sul, no último sábado, 19 de fevereiro. Naquelas localidades, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) levantou 3.347 imóveis e irá notificar 1.722, por estarem em alguma situação irregular.

No domingo, 20, 1.137 servidores da PJF estiveram em 5.121 imóveis na Zona Norte e perceberam irregularidades em 2.626, que serão notificados. Na ocasião, a operação contou com o apoio de 63 bombeiros, cem policiais militares e 50 soldados do Exército. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, a Zona Norte vem sendo alvo de operações há três semanas. "Estão havendo reiterados recolhimentos de entulhos. Até o final de fevereiro ou início de março toda a Zona Norte terá sido contemplada com a ação."

As ações terão prosseguimento nos dois próximos finais de semana. No sábado, 26, os agentes percorrem bairros da Zona Oeste. No domingo, 27, o alvo é a Zona Leste, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste receberão a operação nos dias 12 e 13 de março, respectivamente. Segundo Vieira, a Secretaria de Estado de Saúde trabalha com a perspectiva de surgimento do dobro de casos de dengue, em relação ao ano passado. "Por essa razão, a operação é muito significante."

Liraa sem definição

O período em que será realizado o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) está sem definição. Segundo preconiza o Ministério da Saúde (MS), a melhor data para que o estudo seja realizado é entre os dias 18 e 27 de março. Porém, a Secretaria de Saúde ainda vai avaliar a pertinência de ser feito o levantamento entre essas datas. "Vai depender da manifestação da doença. Se, até lá, o número de casos for muito grande, deixaremos o LIRAa em segundo plano." Em 2010, o estudo que deveria ser feito em março só foi realizado em junho, uma vez que os agentes estavam trabalhando no combate direto da dengue.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken