Terça-feira, 13 de abril de 2010, atualizada às 20h

Anvisa alerta para venda de vacinas falsificadas contra a Gripe A

Da Redação

A partir da apreensão, realizada pela Polícia Federal em Minas Gerais, de vacinas falsificadas (veja abaixo como identificar) contra o vírus causador da Gripe A, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta a população quanto à proibição de comercialização das vacinas em farmácias e drogarias.

Segundo a agência, as vacinas vendidas nestes estabelecimentos provavelmente são falsificadas ou de produção clandestina. A apreensão, que inclui vacinas contra gripe sazonal e tétano, ocorreu na última sexta-feira, 9 de abril, nas cidades de Dom Cevati, a 68 quilômetros de Governador Valadares, e na vizinha Fernandes Tourinho. As vacinas falsificadas contra a Gripe A imitavam as vacinas registradas pelo laboratório Sanofi-Pasteur.

A vacina contra a Influenza A (H1N1) é distribuída gratuitamente nos postos de saúde brasileiros. Entretanto, os cidadãos que não estão incluídos nos grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) podem adquirir a vacina, mas somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela Vigilância Sanitária.

Esses estabelecimentos poderão oferecer as vacinas monovalente, que imuniza apenas contra o vírus H1N1, ou trivalente, que imuniza contra os vírus H3N2, Brisbane e H1N1. Mas o alerta é que as doses devem ter sido aprovadas pela Anvisa e devem ter tido o preço definido.

Segundo a agência, até o momento, apenas a vacina trivalente do laboratório Solvay Pharmaceuticals (grupo Abbott) passou por todas as etapas. As vacinas monovalentes produzidas pelos laboratórios Sanofi-Pasteur e GlaxoSmithKline já foram aprovadas pela Anvisa, no entanto, os fabricantes ainda não solicitaram a definição dos preços para a comercialização.

Veja como são as embalagens originais

Saiba identificar as falsificações nas embalagens

Os textos são revisados por Madalena Fernandes