Terça-feira, 05 de agosto de 2008, atualizada às 18h

Dia Nacional de Controle do Colesterol vai ser comemorado com campanhas para alertar a população sobre o distúrbio



Daniele Gruppi
Repórter

O Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado no dia 08 de agosto. Em todo o Brasil, acontecem campanhas com o objetivo de levar informação para as pessoas. O colesterol é um distúrbio que não apresenta sintomas. É preciso fazer exame de sangue para detectar se está alterado.

O colesterol elevado pode provocar o "entupimento" das artérias, causando angina, infarto, insuficiência vascular periférica e derrame cerebral. Em Juiz de Fora, destacam-se iniciativas como o curso para leigos "Fique por dentro do seu coração", realizado a cada dois meses.

O "Fique por dentro do seu coração" tem como objetivo a prevenção de doenças cardiovasculares. A atividade é realizada durante dois dias, das 19h às 21h30, no Centro de Estudos do Monte Sinai.

O curso tem inscrição gratuita, mas os participantes devem doar um quilo de alimento não perecível. O material é entregue à Associação dos Amigos (Aban), que cuida da distribuição entre a comunidade carente.

Para previnir, é indispensável a mudança dos hábitos alimentares, prática regular de exercícios físicos e combate à obesidade, além de consultas ao médico para que ele possa ajudar a tratar a doença.

Foto da tabela de índices desejáveis de colesterol

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.