Ter?a-feira, 05 de agosto de 2008, atualizada ?s 18h

Dia Nacional de Controle do Colesterol vai ser comemorado com campanhas para alertar a popula??o sobre o dist?rbio



Daniele Gruppi
Rep?rter

O Dia Nacional de Controle do Colesterol ? comemorado no dia 08 de agosto. Em todo o Brasil, acontecem campanhas com o objetivo de levar informa??o para as pessoas. O colesterol ? um dist?rbio que n?o apresenta sintomas. ? preciso fazer exame de sangue para detectar se est? alterado.

O colesterol elevado pode provocar o "entupimento" das art?rias, causando angina, infarto, insufici?ncia vascular perif?rica e derrame cerebral. Em Juiz de Fora, destacam-se iniciativas como o curso para leigos "Fique por dentro do seu cora??o", realizado a cada dois meses.

O "Fique por dentro do seu cora??o" tem como objetivo a preven??o de doen?as cardiovasculares. A atividade ? realizada durante dois dias, das 19h ?s 21h30, no Centro de Estudos do Monte Sinai.

O curso tem inscri??o gratuita, mas os participantes devem doar um quilo de alimento n?o perec?vel. O material ? entregue ? Associa??o dos Amigos (Aban), que cuida da distribui??o entre a comunidade carente.

Para previnir, ? indispens?vel a mudan?a dos h?bitos alimentares, pr?tica regular de exerc?cios f?sicos e combate ? obesidade, al?m de consultas ao m?dico para que ele possa ajudar a tratar a doen?a.

Foto da tabela de ?ndices desej?veis de colesterol