Sexta-feira, 27 de mar?o de 2009, atualizada ?s 17h

Laborat?rio de Juiz de Fora que realiza teste de HIV passa por avalia??o


Guilherme Ar?as
Rep?rter

O laborat?rio da Ger?ncia Regional de Sa?de em Juiz de Fora, apto a realizar os exames de HIV, come?ou a ter seu desempenho analisado nesta segunda-feira, 30 de mar?o. Outros seis munic?pios mineiros autorizados a realizar o procedimento tamb?m far?o a avalia??o. A an?lise ser? coordenada pela Funda??o Ezequiel Dias (Funed), atrav?s do Programa de Ensaio de Profici?ncia para HIV.

A avalia??o ser? feita atrav?s da compara??o de uma ?nica amostra por v?rios laborat?rios. A Funda??o Hemominas ser? a respons?vel pela distribui??o das amostras de sangue aos munic?pios. A partir da?, os testes ser?o realizados uma vez a cada trimestre. Em cada rodada, os laborat?rios de Juiz de Fora, Montes Claros, Te?filo Otoni, Uberaba, Pouso Alegre, Diamantina e Barbacena ter?o o prazo m?ximo de 15 dias para encaminhar o resultado ? Funed.

No ano passado, 140 mil exames foram realizados pelos sete laborat?rios regionais, somados aos feitos pela Funed. Em Juiz de Fora, n?o h? registros sobre o n?mero de testes realizados mensalmente, mas sabe-se que desde o in?cio da epidemia, em 1982, mais de dois mil casos da doen?a foram registrados na cidade.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes