Sexta-feira, 27 de março de 2009, atualizada às 17h

Laboratório de Juiz de Fora que realiza teste de HIV passa por avaliação


Guilherme Arêas
Repórter

O laboratório da Gerência Regional de Saúde em Juiz de Fora, apto a realizar os exames de HIV, começou a ter seu desempenho analisado nesta segunda-feira, 30 de março. Outros seis municípios mineiros autorizados a realizar o procedimento também farão a avaliação. A análise será coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), através do Programa de Ensaio de Proficiência para HIV.

A avaliação será feita através da comparação de uma única amostra por vários laboratórios. A Fundação Hemominas será a responsável pela distribuição das amostras de sangue aos municípios. A partir daí, os testes serão realizados uma vez a cada trimestre. Em cada rodada, os laboratórios de Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Uberaba, Pouso Alegre, Diamantina e Barbacena terão o prazo máximo de 15 dias para encaminhar o resultado à Funed.

No ano passado, 140 mil exames foram realizados pelos sete laboratórios regionais, somados aos feitos pela Funed. Em Juiz de Fora, não há registros sobre o número de testes realizados mensalmente, mas sabe-se que desde o início da epidemia, em 1982, mais de dois mil casos da doença foram registrados na cidade.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.