Vendas de artigos para o Carnaval aquecem com?rcio M?scaras e fantasias infantis s?o os produtos mais procurados. Expectativa ? de que as vendas sejam 10% melhores do que no ano passado

Daniele Gruppi
Rep?rter
10/2/2009

M?scaras, chap?us, ?culos, perucas e diferentes adere?os. Os juizforanos movimentam as ruas da cidade ? procura da fantasia com que v?o pular o Carnaval. E n?o s?o s? os foli?es que est?o em clima de festa. Os donos de armarinhos e de lojas de fantasias tamb?m comemoram o aumento nas vendas com a chegada da data.

Uma pesquisa da C?mara de Dirigentes Lojista de Juiz de Fora (CDL/JF) aponta o incremento de 11% no faturamento em rela??o ao per?odo que antecedeu a festividade em 2008. De acordo com o estudo realizado pelo Sindicom?rcio, 72% dos lojistas do setor est?o otimistas e acreditam que haver? 10% de aumento nas vendas em rela??o ao ano passado.

O s?cio-gerente de um armarinho, Leom?rio Cysneiro, afirma que o fato de o Carnaval cair no final do m?s ? um fator positivo para o com?rcio. "As escolas preparam festas para as crian?as, aquecendo as vendas."

Cysneiro afirma que as m?scaras est?o entre as mercadorias mais procuradas. Segundo ele, este ano, v?rios Barack Obama ir?o celebrar o Carnaval, pois a m?scara do presidente dos Estados Unidos ? a mais pedida na loja. A do Shrek est? em segundo lugar no ranking. "A do Homem-Aranha e a do Batman tamb?m s?o muito pedidas", completa.

Foto de m?scaras Foto de artigo de Carnaval

A propriet?ria de outro estabelecimento, Elza Cruzeiro Moys?s, aposta nas vendas de ?ltima hora. Para ela, o movimento ainda n?o corresponde ? expectativa. A preocupa??o de Elza ? com rela??o ao fato de algumas escolas de samba terem desistido de desfilar. "Vamos sentir os reflexos."

Elza relata que as fantasias infantis s?o os carros-chefes das vendas. Ela afirma que os produtos mais baratos s?o os mais vendidos. "Temos fantasias de R$ 11 a R$ 40*", diz. A core?grafa Carla Marins vai desfilar na Escola Unidos do Ladeira e na Partido Alto. Ela foi ?s compras nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, e afirma que ? preciso pechinchar. "O mesmo artigo tem diferentes pre?os nas lojas."

H? dez anos participando do Carnaval juizforano, ela diz que existem produtos que n?o s?o encontrados na cidade. "?s vezes, n?o conseguimos comprar tecidos e, dependendo do artigo, ? melhor adquirirmos no Rio de Janeiro, pois o pre?o ? melhor."

Foto de fantasias Foto movimento da loja no Carnaval
Vitrines coloridas

N?o s?o s? as lojas especializadas em artigos para Carnaval que apostam na data. Os comerciantes esperam liquidar as mercadorias de ver?o para fazer o lan?amento da nova cole??o. Para atrair o consumidor, anunciam descontos de 50% e enfeitam as vitrines.

A vendedora de roupas infantis, Raquel Zulato, tirou os shortinhos e as saias da vitrine para estampar as fantasias. Ela afirma que no per?odo que antecede o carnaval a loja investe em fantasias para recuperar as vendas do m?s de janeiro. "Esperamos aumentar o faturamento em 70%. N?o vamos contar com aumento de 100%, porque ? um m?s complicado devido a volta ?s aulas."

Raquel revela que as fantasias inspiradas nos desenhos animados atuais t?m venda garantida. "Para os meninos temos Ben 10 e para as meninas, Barbie, al?m das mais tradicionais, como fada e Homem-Aranha."

A vendedora de uma loja de roupas femininas, Aline Silva Lopes, afirma que o movimento est? aumentando. "Quanto mais pr?ximo do feriado, melhor. As pessoas v?o viajar e acabam comprando uma pe?a para levar."

*Os pre?os foram fornecidos em fevereiro de 2009.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes.