Quinta-feira, 19 de agosto de 2010, atualizada às 18h15

UPA será implantada em Cataguases

Aline Furtado
Repórter

O município de Cataguases, localizado a 120 quilômetros de Juiz de Fora, vai receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O anúncio foi feito esta semana pelo Ministério da Saúde (MS).

A unidade de saúde, que será construída no bairro Bela Vista, próxima ao Ginásio Poliesportivo, será de porte I, destinada a atender a cidades com um número entre 50 e 100 mil habitantes. Para a construção da UPA serão investidos R$ 1,4 milhão, verba proveniente do MS. Já o custeio mensal será feito pelo governo federal, com repasse de R$ 100 mil, além de contrapartidas do Estado e do município.

Segundo informações da assessoria do MS, 10% do montante total de investimentos para a construção serão liberados no Fundo Municipal de Saúde após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), quando as obras poderão ser iniciadas.

A unidade terá capacidade para atender, diariamente, entre 50 e 150 pacientes, devendo contar com, no mínimo, dois médicos plantonistas. Além disso, o local terá entre cinco e oito leitos de observação. Entre os serviços oferecidos estão raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

 


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.