Vendas de adereços para o Carnaval já começaram Empresas estão satisfeitas com a procura por produtos para o feriado. Expectativa dos comerciantes é de que as vendas de adereços superem o Natal


Renata Solano
*Colaboração
03/01/08

O brasileiro costuma dizer que o ano só começa, de verdade, após o Carnaval. E, em 2008, a festa mais agitada vai acontecer no início de fevereiro. O movimento do Natal, do Réveillon, da compra de materiais escolares e, logo em seguida, a folia são datas que acontecem uma atrás da outra. Com isso, o fluxo de pessoas nas ruas se mantém, mesmo que aumente em umas datas e diminua em outras.

Com tanta festa consecutiva, a expectativa para o comércio é ganhar o consumidor pelas atraentes ofertas e promoções. Assim, as pessoas preparam as malas com roupas e produtos novos e logo reservam uma fantasia e um pacote de viagem.

"O carnaval é considerado o auge da alta temporada. Os preços dos pacotes de viagem aumentam um pouco, mas mesmo assim muitos turistas aproveitam o feriado prolongado para descansar e se divertir" conta a agenciadora de turismo, Mariana Zuch.

Os locais mais procurados pelos turistas juizforanos são Salvador, Recife, Olinda e as cidades pequenas de Minas Gerais, como Tiradentes, Mariana e Ouro Preto. "Os pacotes, na maioria das vezes, incluem café da manhã, hospedagem e passagem", descreve Mariana.

O comércio está aquecido com a procura por produtos carnavalescos. Segundo o proprietária de uma loja que aluga fantasias, Solange Miana, muitas pessoas já estão indo às ruas procurar fantasias e pesquisar preços.

carnaval carnaval carnaval

"Estou com várias reservas de fantasia e o público é diverso, desde crianças até senhoras que desfilam no bloco dos idosos", revela Solange. Além disso, ela afirma que a expectativa de crescimento da procura pelos adereços é de 30% a 40%.

E os donos dos armarinhos também estão satisfeitos. O proprietário de um estabelecimento no centro da cidade, Fábio Fernandes, acredita que o crescimento na procura por materiais específicos para carnaval chegue a 200% em relação à procura do Natal.

"Desde o dia 02 de janeiro já estamos com uma procura absurda por produtos especiais para o Carnaval. Perucas, óculos, máscaras, cordões de havaiana, fantasias completas, purpurina e paetês são adereços que mais vendemos", afirma Fábio.

carnaval carnaval carnaval

E o comércio convencional de produtos como roupas e acessórios também comemora a chegada do Carnaval. "Muitas pessoas vão para a praia ou para os clubes e sempre compram roupas de verão como blusinhas, shorts e, principalmente, biquínis", acredita a vendedora Danielly Siqueira.

Com o mês de janeiro recheado de ofertas e promoções no comércio de Juiz de Fora, muitos consumidores acabam antecipando as compras para o feriado. Para o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, as empresas aproveitaram o período entre Natal e Réveillon para fechar seu balanço financeiro.

"Assim essas empresas podem começar o mês de janeiro com ofertas de produtos em promoção para que os consumidores continuem comprando durante o período de férias, que, esse ano, vai emendar com o carnaval", acredita Emerson.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.