Quarta-feira, 6 de outubro de 2010, atualizada às 19h

Juiz de Fora registra 248 casos de catapora este ano

Daniele Gruppi
Repórter

Juiz de Fora registra, este ano, 248 casos de varicela ou catapora, sendo que 65 foram contabilizados no mês passado. Setembro e outubro são considerados meses de grande incidência da doença, devido às condições climáticas que favorecem a circulação do vírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não ocorreu óbito na cidade. Em Minas Gerais, os casos notificados chegam a 19.827 e 14 mortes. Os números alertam para os cuidados necessários para evitar as complicações da doença.

Primeiro, é preciso identificar os sintomas. A catapora é provocada por um vírus (varicela zóster), altamente contagioso, transmitida pelo ar ou por contato com secreções. As erupções em forma de vesículas e pápulas que aparecem predominantemente na cabeça e no tronco é o principal sintoma para o diagnóstico. Febre, dor de cabeça e dor no corpo são outros sinais.

Confirmado o diagnóstico da catapora, os pacientes devem ficar em repouso e longe de outras crianças para evitar contaminação. Também devem ser redobrados os cuidados com a higiene. Água e sabão são os itens necessários para manter a limpeza do corpo, sobretudo do tronco – onde tem maior predominância dos ferimentos – unhas e couro cabeludo. Também deve ser evitado o uso de pasta d'água e o contato com terra ou areia, que podem ocasionar infecção na pele.

As grávidas e os pacientes em tratamento de doenças graves (como o HIV e câncer) devem ficar em alerta para não contrair a catapora. Há o risco de transmissão da doença para o recém-nascido e nos pacientes com histórico de imunodeficiência, pois a varicela atinge os órgãos internos, podendo evoluir para óbito.

AnoJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezTotal
2009 43 17 5 5 14 36 95 57 62 87 60 23 504
2010 37 08 20 10 15 18 28 47 65 - - - 248

Os textos são revisados por Thaísa Hosken