Quinta-feira, 11 de novembro de 2010, atualizada às 13h05

Dia Mundial de Diabetes é comemorado com ação no Centro da cidade

Isabela Lobo
Colaboração*

O Dia Mundial de Diabetes, 14 de novembro, será comemorado em Juiz de Fora com ação no Calçadão da rua Halfeld na próxima sexta-feira, 12, das 8h às 16h. O objetivo é alertar a população quanto aos perigos da diabetes e detectar portadores da doença. Cerca de 500 pessoas devem passar pelo local. A chefe do Serviço de Endocrinologia do HU, Mônica Barros Costa, afirma que é importante informar a população sobre a diabetes. "A ideia é sensibilizar o mundo sobre uma doença que é muito grave."

A ação contará com a presença de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física. Será montada uma tenda onde serão feitos testes de pressão arterial, pesagem, medição da gordura abdominal e exame do dedo. Além disso, quem passar pelo local também receberá informações sobre alimentação e atividades físicas. Ao ser detectada a doença, o paciente será orientado sobre o que deve fazer e a quem procurar. Segundo Mônica, cerca de 50% dos diabéticos não sabem que possuem a doença. "O que mais mata no Brasil são as doenças cardiovasculares, causadas em sua grande maioria por diabetes e hipertensão", afirma.

A doença, se não for tratada, pode resultar em graves problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, problemas renais e até cegueira. Segundo a médica, o diagnóstico é essencial já que a diabetes, em muitos casos, é assintomática. Mônica ainda destaca a importância de cuidados com a saúde, através de dietas, exercícios físicos regulares e medicação. "As ações precisam ser conjuntas e a doença precisa muito da adesão do paciente, que deve mudar os hábitos de vida", explica.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.