Sábado, 2 de julho de 2011, atualizada às 12h01

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até sexta-feira

Da Redação
Vacinação

Com objetivo de alcançar a meta de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que prevê a imunização de 95% das 30.082 crianças com idades entre zero e cinco anos em Juiz de Fora, a campanha de vacinação foi prorrogada até esta sexta-feira, 8 de julho. A imunização contra o sarampo segue até 22 julho, como o previsto.

De acordo com a parcial do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), até a última segunda-feira, 04, em Juiz de Fora, foram vacinadas 27.769 crianças entre zero e cinco anos contra a paralisia infantil, além de 30.123 crianças, com faixa etária entre um a menos de sete anos, contra o sarampo. Os números correspondem a 92,31% e 83.45% do público-alvo estimado, respectivamente. A segunda fase da campanha contra a pólio terá início no dia 8 de agosto.

Em Juiz de Fora, 17 bairros ainda não atingiram a meta. Para reforçar a cobertura e ajudar o município a alcançar o índice desejável pelo MS, equipes volantes atuam em dez das 17 localidades, nos bairros Industrial, São Pedro, Borboleta, Nossa Senhora de Lourdes, Ipiranga, Santos Dumont, Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças, Esplanada e Jóquei Clube I (ver mapas). Os demais bairros que ainda não atingiram a meta são Santa Luzia, Vila Esperança, Bandeirantes, Santa Rita, Progresso, Parque Guarani e Vila Olavo Costa. Nesta sexta-feira, os grupos vão administrar as doses nos seguintes horários e localidades:

  • Equipe 1 – Policlínica de Benfica: entre 8h e 16h;
  • Equipe 2 – Bairro Bom Clima, no estacionamento de um supermercado Sales, à avenida Juiz de Fora: entre 8h e 16h;
  • Equipe 3 – Centro, no estacionamento de um supermercado, à avenida Getúlio Vargas: entre 8h e 16h;
  • Equipe 4 – Centro – Praça do Riachuelo: entre 8h e 16h;
  • Equipe 5 – Centro, à galeria do PAM Marechal: entre 8h30 e 17h.

As vacinas são aplicadas também em todas Uaps, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), das 8h às 12h e das 13h às 17h; e na Policlínica de Benfica, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Com exceção da quinta-feira, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam toda semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken