Quinta-feira, 25 de agosto de 2011, atualizada às 19h02

Obras da UPA Norte são iniciadas

Da Redação
Foto da UPA

Com a preparação do terreno, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou as obras de construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será instalada na Zona Norte da cidade. A subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras da PJF emitiu ordem de serviço para a construção do prédio.

Com isto, a partir de 1º de setembro a empresa responsável pela obra, a Padrão Engenharia, está autorizada a iniciar os serviços, como a mobilização e instalação do canteiro de obras. A construção desta nova unidade vai ampliar a assistência à saúde em Juiz de Fora, especialmente para uma população estimada de 202 mil pessoas, que corresponde à área de abrangência da nova unidade.

A UPA Norte será de Porte III e ocupará um terreno de 3.900 m² na avenida JK, altura do número 5.000, tendo como área edificada um espaço de 2.200 m². Com capacidade de atendimento de até 450 pacientes/dia, a unidade terá dois pavimentos, contará com sete médicos por plantão (pediatras, clínicos gerais e traumato-ortopedista) e um cirurgião-dentista. Serão 24 leitos, sendo cinco vermelhos, cinco laranjas, dez amarelos e quatro pediátricos, sendo as cores referentes ao grau de complexidade de cada atendimento.

Além disso, o prédio contará com sete semi-leitos, duas salas de classificação de risco conforme Protocolo de Manchester, cinco salas para tratamentos diferenciados e setores de odontologia de urgência, uma sala de exame de radiologia, recepções adulto e infantil separadas, estacionamento para ambulâncias, gerador de energia elétrica, sala de eletrocardiograma (ECG) e sala de coleta de sangue. O projeto prevê, ainda, uma área central de convivência, que contará com trabalhos de paisagismo. Toda a estrutura será adaptada às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os projetos básicos e executivos foram concebidos de acordo com a Portaria 1.020/09, do Ministério da Saúde. A estruturação da UPA será em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A unidade ainda será referência para pacientes vindos de cidades vizinhas, como Aracitaba, Oliveira Fortes, Ewbanck da Câmara e Santos Dumont. A construção da UPA Norte significa um investimento de R$ 4.089,674.43. O prazo contratual para entrega do novo prédio é de 12 meses.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.