Sexta-feira, dia 25 de janeiro de 2008, atualizada ?s 16h28

J? s?o 21 casos de dengue notificados em Juiz de Fora, em 2008


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Enquanto os juizforanos correm aos postos de vacina??o para se protegerem contra a febre amarela, os n?meros da dengue v?o subindo. Nos primeiros 23 dias do ano foram 21 casos notificados em toda a cidade. Deste total, cinco j? foram confirmados, sendo tr?s deles adquiridos aqui e os outros dois, importados.

Os n?meros s?o da Secretaria de Estado da Sa?de e, segundo a coordenadora de epidemiologia, Lourdes Tavares, o n?mero j? ? considerado alto. "N?o deveria ter nenhum caso de dengue aqui", afirma. Para ela, a popula??o n?o est? colaborando para amenizar os focos do mosquito. "? necess?rio que a popula??o ajude, pois n?o h? como visitar todas as casas da cidade. ? nas resid?ncias que encontramos a maior incid?ncia do mosquito".

Segundo ela, o ?ndice de infesta??o do mosquito (LIRA), que deveria ser menor que um, est? em 2,8, em Juiz de Fora. "Ent?o, se a cidade est? infestada, quer dizer, se tem o vetor, vai ter a doen?a. ? por isso que temos notifica?es e confirma?es da doen?a, por aqui". O calor e as chuvas dessa ?poca s?o determinantes para o aumento de casos da doen?a. "os n?meros v?o continuar subindo. ? uma conseq??ncia do aumento da quantidade de mosquito que vai acontecer com a chuva".

O mosquito transmissor da dengue ? o mesmo da febre amarela, o Aedes aegypti. Os focos s?o encontrados em v?rias regi?es da cidade, principalmente na Zona Norte e na regi?o do bairro S?o Benedito. "A cada 15 dias, inspecionamos os cemit?rios e os locais onde t?m pneus. Se a popula??o ajudasse, estaria sob controle", garante ela.