Segunda-feira, 16 de agosto de 2010, atualizada às 13h

Dia D de vacinação contra a poliomielite imuniza 56,4% das crianças de JF

Isabela Lobo
*Colaboração

No Dia D de aplicação da segunda dose da vacina contra a poliomielite, realizado no último sábado, 14 de agosto, um total de 18.740 crianças foram imunizadas em Juiz de Fora, o que representa 56,4% das 33.256 residentes na cidade. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS). A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 95% do público infantil.

O público-alvo da campanha são crianças com idades entre zero e 5 anos incompletos. Do total de doses administradas, 4.177 foram destinadas a crianças de até um ano de idade, o que corresponde a 67,8% das 6.158 crianças nesta faixa etária residentes na cidade.

No caso de crianças entre um e cinco anos incompletos, 53,7% foram imunizadas, o que corresponde a 14.563 das 27.098 residentes em Juiz de Fora. De acordo com informações da assessoria da SS, como se trata de uma campanha, mesmo no caso em que o cartão de vacinação estiver completo, há necessidade de aplicação da dose contra a pólio. Além disso, mesmo quem não recebeu a primeira dose da vacina, deve procurar os postos de vacinação.

"É importante que a cobertura vacinal, que abrange de forma coletiva, seja alta e homogênea, a fim de evitarmos a reintrodução do vírus no país", explica a enfermeira do DVEA, Maria Hélida de Almeida. Ela lembra que não há contraindicação, ou seja, mesmo as crianças que apresentam quadro de febre ou diarreia devem ser imunizadas.

As vacinas contra a paralisia infantil estão disponíveis até a próxima sexta-feira, dia 20, no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente, que fica na rua Espírito Santo 1023, e em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). No primeiro local, o horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Nas Uaps, as doses poderão ser recebidas das 7h às 11h e das 13h às 17h.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Colaborou: Aline Furtado