Cerca de 30% dos juizforanos t?m colesterol alto Colesterol elevado pode provocar o "entupimento" das art?rias, causando angina, infarto, insufici?ncia vascular perif?rica e derrame cerebral

Daniele Gruppi
Rep?rter
07/08/2008

Cerca de 30% dos juizforanos possuem colesterol alto e a cidade segue a m?dia mundial. Na data em que se comemora o Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, especialista alerta para os riscos do dist?rbio.

O cardiologista Geraldo Luiz Dias Casali explica que colesterol ? uma gordura produzida pelo f?gado e usada pelo organismo para fabricar horm?nio. Devido ? alimenta??o irregular ou por gen?tica, o ?rg?o pode passar a produzir mais colesterol.

"Com o decorrer dos anos, o excesso de colesterol na circula??o se acumula na art?ria, causando o entupimento. A regi?o que ? nutrida pela art?ria entupida vai deixando de receber oxig?nio, provocando a morte das c?lulas e, conseq?entemente, o infarto, se a art?ria for do cora??o ou o acidente vascular cerebral, se for do c?rebro", explica.

Segundo Casali, existem dois tipos de colesterol: o LDL (ruim), que impede a circula??o do sangue na art?ria; e o HDL (bom), que atua como protetor da parede arterial contra o LDL. Ele afirma que o n?vel normal de Colesterol total (LDL + HDL) ? at? 240 mg/dL, mas que o ideal ? at? 200 mg/dL

Controle do Colesterol

Para detectar a altera??o do colesterol ? preciso fazer o exame. "Deve-se analisar que tipo de colesterol alto o paciente tem, se ? o causado por alimenta??o ou se por tend?ncia familiar".

Foto de Casali Se h? um descontrole dos n?veis desej?veis de colesterol, o paciente deve tentar reduzir o LDL, com uma alimenta??o balanceada e, dependendo do caso, com o aux?lio de medicamentos a base qu?mica de estatinas. Precisa tamb?m aumentar os ?ndices de HDL e, para isso, os exerc?cios f?sicos regulares s?o os indicados.

O m?dico ressalta que quando uma pessoa faz uma dieta adequada, consegue reduzir 25% do LDL. Mas se existir problema gen?tico ? necess?rio o uso de rem?dios. Ele descarta o mito de que s? os adultos t?m colesterol elevado.

"As pessoas acham que s? quando est? na idade de ter problema card?aco que precisam se preocupar com o colesterol, mas crian?as tamb?m podem sofrer com o dist?rbio, principalmente aquelas em que os pais possuem a tend?ncia. Neste caso, o tratamento deve come?ar na inf?ncia".

Ele afirma que pacientes acima dos 30 anos devem fazer exame de sangue para avaliar o colesterol anualmente. "Se eles j? sofrem com a altera??o, o intervalo do teste varia de acordo com a resposta terap?utica".

No caso de diab?ticos, o controle precisa ser mais rigoroso, j? que os pacientes possuem uma defici?ncia na constitui??o da art?ria que facilita o ac?mulo do colesterol.

Mudan?a de h?bitos

Foto de frutas Para combater o colesterol alto, o m?dico indica a mudan?a nos h?bitos alimentares. "A sociedade no p?s-guerra come?ou a consumir fast food, que n?o s?o saud?veis".

O m?dico afirma que alimentos que cont?m gordura trans devem ser evitados, assim como os de origem animal (carnes bovina, su?na, aves, frutos do mar, mi?dos, gema de ovo, frios, embutidos e peixes) e derivados de leite (leite integral, iogurte, coalhada, manteiga, queijos, creme de leite, chantili).

Ele recomenda tamb?m para prevenir doen?as ateroscler?tica, al?m de controlar o colesterol, parar de fumar, combater a obesidade, praticar atividades f?sicas, controlar a hipertens?o arterial e a diabete.