Europa em cinco meses Um interc?mbio literalmente cultural. Laura foi para Inglaterra estudar
e visitou v?rios pa?ses do continente europeu


*Marinella Souza
Colabora??o
06/11/2007

Filha de uma fam?lia que sempre valorizou as viagens, como experi?ncias que podem proporcionar crescimento ao ser humano, Laura Nardelli Ara?jo achou que era hora de aprimorar o ingl?s atrav?s de uma viagem internacional e ganhou muito mais do que isso, segundo ela.

Entre os pa?ses de l?ngua inglesa, a Inglaterra era a primeira op??o, mas como j? conhecia o lugar, Laura chegou a pensar em explorar novos ares. Apaixonada por viagens, a mo?a voltou atr?s quando se deu conta de que a Inglaterra estava em uma localiza??o estrat?gica que lhe permitiria conhecer outros pa?ses.

Destino acertado, l? foi Laura diretamente para Londres. Inicialmente, ela foi viver na casa de uma fam?lia onde foi muito bem tratada, mas dois meses depois, decidiu tomar um outro rumo."Eu j? estava totalmente adaptada ? vida l? e seguir as normas da casa j? n?o respondia aos meus interesses", conta.

foto meninas na mesa De l?, a estudante foi morar em uma rep?blica com mais cinco garotas de v?rias nacionalidades. Nessa ?poca, Laura conviveu com francesas, alem?s, coreanas, espanholas e desse conv?vio extraiu muito aprendizado. "? muito bom voc? ter contato com pessoas que s?o completamente diferentes de voc?, que t?m outros h?bitos, outra religi?o. Voc? aprende muito, muda seu ponto de vista", revela a estudante.

Laura conta que Londres ? realmente a capital do mundo. Segundo a mo?a, a cidade permite que o indiv?duo conviva com pessoas de todas as nacionalidades em um s? dia. "? muito comum andar nas ruas e ver mulheres de burca, mostrando apenas os olhos, indianos. No metr?, as conversas s?o em franc?s, italiano, espanhol e muitas l?nguas que nem d? para identificar", diverte-se.

Durante sua estadia em solo brit?nico, Laura estudou na Stafford College, uma universidade internacional, onde, al?m de aprimorar seu ingl?s, como queria no in?cio da viagem, a estudante teve a oportunidade de estreitar la?os com as diversas culturas que abrigam o globo. Al?m disso, aproveitou para incrementar seu curr?culo acad?mico, fazendo mat?rias relacionadas ? sua ?rea de atua??o.

laura em Paris navio navio

No 4? per?odo da faculdade de Comunica??o Social, a mo?a aproveitou para focar seus estudos em business, marketing e rela?es p?blicas. E faltando pouco tempo para voltar ao Brasil, descolou um est?gio em uma empresa de eventos, respons?vel pela turn? de Madonna na Inglaterra. "Cheguei l? na ?ltima semana de shows, n?o participei ativamente, mas observei todo a movimenta??o. Foi uma experi?ncia muito interessante", recorda.

Mas nem s? de trabalho foi feito esse interc?mbio. Laura conta que, nos finais de semana, aproveitava para viajar pela Europa, afinal, n?o foi ? toa que ela escolheu ir para Londres. Nesses passeios, p?de conhecer um pouco de lugares como Esc?cia, Pa?s de Gales e Portugal. "Fui aos pontos tur?sticos desses lugares e me encantou a limpeza das ruas... n?o se v? um papel no ch?o", espanta-se a brasileira cosmopolita.

Laura revela que a viagem mais interessante que fez foi na ?poca de fim de ano. Ela e mais duas amigas brasileiras se aventuraram por Fran?a, Holanda e B?lgica e aprenderam li?es para a vida. "Minhas amigas foram passar as festas de fim de ano comigo e aproveitamos as f?rias para conhecer novos lugares. Foi a nossa primeira viagem internacional sem nosso pais, tivemos que aprender a nos virar sozinhas.. Foi tudo muito novo", revela.

Laura na Europa Laura na Europa Laura na Europa

Nessa aventura de 'gente grande', Laura e suas amigas se divertiram e viveram momentos incr?veis "Passamos o r?veillon em Paris, a festa na rua ? linda. Paris ? muito interessante, tem muitos museus legais, me apaixonei pelo Louvre. Al?m disso, passear pelo Sena ? a coisa mais linda do mundo... Voc? pode girar 180? que de todos os ?ngulos tem uma coisa linda para ver... As igrejas s?o maravilhosas, a arquitetura ? muito interessante...", derrete-se.

Mas nem s? de encantos essa aventura foi feita. Laura recorda que o estilo de vida de Amsterdan ? muito diferente e isso a impressionou. "L? a prostitui??o e o uso da maconha s?o legalizados, existe uma rua especificamente destinada a isso. As prostitutas ficam em uma vitrine, expostas como mercadoria. Morri de vergonha de passar por l?".

Apaixonada por viagens, Laura admite que nem tudo foi f?cil nessa aventura longe de casa. "A saudade do Brasil ? muito grande, nunca senti tanta saudade na vida". A mo?a conta que apesar do dia-a-dia tumultuado com a faculdade, o est?gio e os passeios por Londres, a saudade era uma realidade inevit?vel. "Quando chegava em casa ? noite e ficava sozinha no meu quarto... era muito dif?cil... senti muita saudade de todos aqui".

laura na Europa laura na Europa laura na Europa

A dor da saudade n?o intimidou a mo?a, mas mudou sua forma de ver o mundo e at? mesmo seus planos para o futuro. "Eu sempre disse que queria me formar e ir morar fora, mas agora n?o quero mais. Nos pa?ses que conheci, n?o encontrei o mesmo calor humano que o Brasil tem", rende-se.

Engana-se quem pensa que a aventura europ?ia vai ser a ?nica no curr?culo dessa jovem de 22 anos, ela j? est? de malas prontas para um novo interc?mbio, o destino dessa vez ? Nova Iorque. Laura conta que, embora n?o queira mais morar em outro pa?s, pretende continuar viajando sempre, mas com os p?s fincados em terras tupiniquins.

Segundo ela, viajar ? a melhor forma de gastar seu dinheiro e, se for preciso, economiza o ano inteiro para fazer uma viagem interessante. "Viajar ? sair da rotina, conhecer o novo, o diferente e voltar com novas experi?ncias. Conhecer novos lugares ? um aprendizado cont?nuo", ensina a viajante, que j? est? em fase de planejamento para a pr?xima viagem.

*Marinella Souza ? estudante de Jornalismo da UFJF