Quarta-feira, 05 de dezembro de 2007, atualizada ?s 17h15

Empresas de telefonia e cobran?a indevida j? s?o recordistas de reclama?es no Procon de Juiz de Fora em 2007


Thiago Werneck
Rep?rter

As empresas de telefonia - Telemar e Oi - s?o as recorditas de reclama?es no Procon de Juiz de Fora. Juntas elas somam mais de 2.300 queixas do in?cio de janeiro at? 05 de dezembro de 2007. A cobran?a indevida e abusiva de contas somam mais de sete mil reclama?es nesse mesmo per?odo e representam mais de 30% das ocorr?ncias registradas.

Na lista dos dez fornecedores mais acionados est?o outras duas empresas de telefonia m?vel: a Tim ? a quarta e a Telemig Celular a oitava. Em terceiro no n?mero de reclama?es est? a Credicard que tem como companheira do mesmo ramo o cart?o Itaucard, nono na lista.

Seguem no raking em quarto, quinto e sexto, respectivamente, Cemig, Casas Bahia e Ricardo Eletro. No d?cimo lugar est? a Nokia, empresa que fornece aparelhos celulares. Ao todo, foram mais de 20 mil atendimentos contra algum fornecedor.

Em rela??o ?s queixas, depois das cobran?as indevidas, o maior problema para o consumidor acontece por causa de questionamentos em rela??o aos contratos assinados: rescis?o, altera??o unilateral, n?o cumprimento, irregularidade est?o entre os 10 problemas mais comuns do ranking.

O terceiro no item com mais de duas mil reclama?es s?o os detalhes da garantia, com 2359, a?es. O quarto problema da lista s?o os produtos que s?o entregues com defeito, com quase duas mil queixas registradas.

Fonte: Dados fornecidos pelo Procon de Juiz de Fora