Ter?a-feira, 07 de outubro de 2008, atualizada ?s 12h44

M?dicos que servem ? Prefeitura v?o parar suas atividades. Continuidade do movimento vai ser definida em assembl?ia



Priscila Magalh?es
Rep?rter

M?dicos e servidores p?blicos estaduais da ?rea de sa?de cedidos ? Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) v?o paralisar suas atividades no dia 15 de outubro. Os detalhes e as pr?ximas a?es ainda v?o ser decididos em assembl?ia nesta quinta-feira, 09.

A categoria quer conquistar o valor referente ? produtividade do setor, que corresponde a cerca de um sal?rio mensal. Este benef?cio ? pago aos funcion?rios que continuam prestando servi?os para o governo do Estado. O secret?rio-geral do Sindicato dos M?dicos de Juiz de Fora, Geraldo Sette, diz que o pr?prio contrato que cede os profissionais ao munic?pio garante a eles os mesmos benef?cios.

O Sindicato tamb?m faz outras duas reivindica?es que v?o beneficiar todos os servidores estaduais, inclusive os que ainda servem ao Estado. Uma ? a conquista da progress?o por tempo de servi?o, que, segundo Sette, n?o foi levada em considera??o na tabela remunerat?ria do governo de Minas. A categoria tamb?m quer receber o adicional de insalubridade. "N?o recebemos e isso prejudica a longo prazo, na aposentadoria especial".

Sette diz que houve duas reuni?es com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gest?o de Minas Gerais (Seplag) para discutir sobre a quest?o da produtividade do setor, entretanto a categoria n?o teve retorno concreto. Apesar de os funcion?rios serem contratados pelo governo de Minas, a Prefeitura vai ser notificada. "Ela ? a tomadora de servi?os". A assessoria da Seplag informou que as negocia?es salariais est?o sendo debatidas entre a Secretaria e os sindicatos representativos.

O Sindicato espera grande ades?o ao movimento do pr?ximo dia 15. S?o 350 profissionais estaduais da ?rea de sa?de municipalizados. "Mesmo os que atendem ? urg?ncia e emerg?ncia devem parar e os funcion?rios da Prefeitura v?o fazer o atendimento".