Quinta-feira, dia 24 de abril de 2008, atualizada ?s 13h

Juizforanos pagam mais caro pelo arroz, em menos de um m?s, o aumento chega a 15%



Renata Solano
*Colabora??o

Um dos ingredientes mais comuns na alimenta??o do brasileiro, o arroz, est? ficando mais caro. Nos ?ltimos 30 dias, o arroz sofreu um aumento no pre?o em cerca de 15% nos supermercados e deve ter novas altas nas pr?ximas semanas.

O pacote com cinco quilos de arroz da marca mais barata, custava, na quinta-feira, dia 03, R$ 5,99 (confira no guia). Na ?ltima quinta-feira, dia 17, o pre?o do pacote mais barato era de R$ 7,79 (veja no guia). Segundo a Associa??o Mineira de Supermercados, em Juiz de Fora a alta dos pre?os do arroz n?o ? exclusividade brasileira, o produto tamb?m sofreu aumento no exterior.

Com receio de faltar o produto no mercado interno, o Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento informou, nesta quarta-feira, dia 23 de abril, que o Brasil vai suspender temporariamente a exporta??o de arroz nos pr?ximos seis a oito meses, per?odo de entresafra.

Segundo o propriet?rio de um mercado da cidade, Jorge Luis, o produto est? mais caro, mas as pessoas compram porque ele ? essencial para a base de suas refei?es e n?o tem como n?o acompanhar o aumento, para n?o ficar com o preju?zo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF