Joana Kamil Joana Kamil 13/11/2010

Minipães de aveia agradam a todos, principalmente as crianças

Muitas pessoas vêm lutando contra o aumento do colesterol, que está se tornando um mal cada vez mais presente na saúde da população. Por isso, a receita da semana é tão importante para o bem-estar, pois seu principal ingrediente é a aveia.

Por ser fonte de fibras solúveis, a aveia impede que a maior parte da gordura ingerida seja absorvida pelo intestino, reduzindo assim as taxas de LDL (colesterol ruim). Ela ainda age prevenindo o câncer, como o de intestino. Mas deve-se destacar que para a aveia alcançar esse efeito, ela deve ser introduzida na alimentação diária, ou seja, aveia todo dia no nosso prato.

A forma mais adequada de consumir aveia varia caso a caso: pode ser na forma de flocos, farelo ou farinha de aveia. Apesar de o farelo ser o mais nutritivo, ele não se destaca tanto em comparação aos flocos ou à farinha.

Para destacar a importância do uso e do consumo de aveia diariamente, mais um de seus benefícios é sua ação sobre o sistema imunológico. Ela também melhora o funcionamento intestinal, se relacionando diretamente com o melhor aproveitamento de nutrientes pelo nosso corpo. A aveia também ajuda no controle da quantidade de açúcar no sangue, sendo uma aliada para diabéticos. Fora isso, ela controla o nível de colesterol ruim e a pressão arterial.

Então, ainda há dúvidas sobre os benefícios em consumir aveia? Vamos à receita.

Ingredientes
  • 6 gramas de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 ½ xícara de água
  • ½ xícara de óleo
  • ½ colher de sopa de sal
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 gema para pincelar e aveia para polvilhar
  • 1 ½ xícara de queijo padrão ralado
Passo a passo

Misture o fermento e o açúcar com a água até dissolver bem, acrescente o óleo, o sal e a aveia misturando. Aos poucos adicione a farinha até a massa desgrudar da mão. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora. Modele as bolinhas e recheie com o queijo. Em um tabuleiro untado coloque as bolinhas, pincele a gema e salpique a aveia. Leve ao forno médio pré aquecido por 45 minutos até dourar.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.