Computadores e videogames podem provocar danos ? sa?de Usar estes aparelhos em excesso pode provocar ins?nia, desconforto e ressecamento dos olhos

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
11/02/2009

As pessoas que passam v?rias horas em frente ao computador podem desenvolver diversos problemas de sa?de. Entre os mais frequentes est?o os danos ? vis?o. Segundo especialistas, o olho seco ? uma reclama??o comum entre os usu?rios de computador, pois a lubrifica??o da c?rnea ? afetada pela redu??o da quantidade de piscadas por minuto - que ocorre em fun??o da concentra??o exigida para o trabalho na tela.

De acordo com a oftalmologista Lav?nia Leit?o Bandeira (foto abaixo), sintomas como ard?ncia, desconforto visual e vermelhid?o s?o t?picos de pessoas que usam o computador durante muitas horas. Isso acontece porque toda vez que o usu?rio fixa os olhos em algum ponto, ele pisca menos. Dessa forma, as l?grimas que hidratam os olhos evaporam, provocando a falta de lubrifica??o da c?rnea.

Em alguns casos, a pessoa chega a piscar menos do que a metade de vezes recomendadas por minuto. "Piscando cerca de 20 vezes por minuto, os olhos ficam bem lubrificados. J? tive pacientes que, na frente do computador, piscavam sete vezes neste intervalo de tempo", afirma Lav?nia.

A especialista destaca que, como a tela ? formada por pontos luminosos exibidos em frequ?ncias diferentes, a varia??o da intensidade luminosa provoca a contra??o e a dilata??o da pupila. Essa atividade sobrecarrega os m?sculos dos olhos. "A dist?ncia ideal para a forma??o da imagem na retina ? de seis metros. Quando estamos ? frente do computador, ficamos muito pr?ximos ? tela e, por isso, o esfor?o ? maior", explica.

O fen?meno provoca a chamada miopia transit?ria, mas, at? o momento, os estudos ainda n?o comprovam se o dano pode ser definitivo. "Devido ao crescimento do n?mero de m?opes no Brasil, v?rios especialistas est?o investigando a rela??o da patologia com o h?bito de jogar videogame ou usar computador." No Brasil, a dificuldade para enxergar de longe atinge cerca de 30% da popula??o. Em pa?ses como o Jap?o e a China, os ?ndices chegam a 70% e 60%, respectivamente.

Como prevenir?
P?gina de uma comunidade de um site de relacionamento

De acordo com a oftalmologista, o tempo ideal para o uso de computador e videogame ? de duas horas por dia. No entanto, como a tecnologia ? usada no trabalho, nas escolas e nos momentos de lazer, a popula??o extrapola o per?odo recomendado na frente do monitor. "Quem trabalha pode ficar at? oito horas na frente da tela. Como n?o d? para evitar o uso, a pessoa pode tomar alguns cuidados para preservar a sa?de dos olhos, como descansar entre 10 e 15 minutos a cada hora trabalhada."

A higiene do equipamento tamb?m deve ser levada em conta. A especialista explica que a poeira na tela pode provocar irrita??o e alergia nos olhos ao atingir a superf?cie lacrimal. A tela deve ser mantida na altura dos olhos e a ilumina??o do ambiente deve ser regular, para evitar a constante dilata??o e contra??o da pupila.

O ressecamento dos olhos tamb?m pode ser provocado por causa de clima seco, vento, polui??o e ar condicionado. O uso de medicamentos de combate ? depress?o e ? ansiedade pode reduzir a produ??o lacrimal e causar o desconforto. Uma das formas de reduzir a desidrata??o ocular ? utilizar as chamadas l?grimas artificiais. Neste caso, a recomenda??o de Lav?nia ? optar pelos produtos sem conservantes. Quem usa ?culos ou lentes de contato pode se informar sobre os tipos especiais que s?o pr?prios para uso ao computador.

Como o problema pode ser causado por diversos fatores, a recomenda??o ? fazer o acompanhamento preventivo com um oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. Al?m do cansa?o visual, o uso em excesso de computadores e videogames tamb?m pode provocar conjuntivite al?rgica e viral.

Ins?nia

Neurologistas alertam: o uso do computador ? noite, antes de dormir, pode afetar o sono. De acordo com a neurologista Celeste Negr?o, especialista em medicina do sono, esse h?bito afeta, principalmente, crian?as e adolescentes. "Quem usa a internet antes de dormir, por exemplo, acaba deitando mais tarde e pode encontrar dificuldades para dormir. Isso acontece porque os est?mulos do computador atrapalham a produ??o dos horm?nios relacionados ao sono, como a melatonina."

O problema n?o para por a?. A noite mal dormida provoca d?ficit de aten??o, cansa?o e mau humor. Em crian?as e adolescentes, a ins?nia pode ser respons?vel pela queda do rendimento escolar. Para evitar esses transtornos, a recomenda??o da neurologista ? evitar o uso do equipamento ? noite. "O ideal ? n?o usar. Mas, se isso n?o for poss?vel, ? preciso limitar o n?mero de horas, no caso das crian?as e adolescentes, e fazer uma pausa a cada hora em frente ? tela."


A vis?o e o uso do computador

Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia
O ideal ? que a tela do computador fique na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo. Nunca acima! A cadeira ideal ? aquela que proporciona maior conforto, mas seu corpo n?o deve ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar press?o na nuca e dor de cabe?a ap?s horas de perman?ncia nessa posi??o.
Por que meus olhos ardem quando fico durante algumas horas na frente do computador?
Quando voc? est? prestando muita aten??o em alguma atividade, ocorre uma diminui??o da frequ?ncia de piscar, o que leva ao ardor e ao desconforto visual. Por isso, nunca se esque?a de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um v?deo na TV.

*Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social na UFJF

Os textos sao revisados por Madalena Fernandes.