Dicas para não danificar o notebook na viagem de férias Ter uma bolsa acolchoada é o primeiro passo para garantir a segurança do seu computador portátil durante a viagem de férias


Priscila Magalhães
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão
06/01/2009

Férias não é sinônimo de descanso para todas as pessoas. Algumas, mesmo em viagem, não podem deixar de cumprir compromissos importantes e, por isso, o computador portátil, com informações essenciais não pode ficar para trás.

Entretanto, levar o notebook para a viagem exige alguns cuidados. O primeiro deles é ter uma bolsa apropriada para o transporte do aparelho, já que usar apenas uma capa protetora fina e colocá-lo na bolsa de mão não é aconselhável. . Quanto mais acolchoada e impermeávelfor a bolsa, melhor. Assim, ele vai ficar protegido contra possíveis quedas, batidas e balanços na estrada.

O técnico de redes da ACESSA.com, Denys Moreira, diz que quanto mais divisórias a bolsa tiver, mais apropriada. "Assim, dá para guardar o mouse, a bateria e a fonte de energia separados."

O profissional diz que não existe uma posição adequada para acomodar o computador na bolsa. Entretanto, a máquina deve ficar presa pelas alças internas e objetos pontiagudos não devem ser colocados no mesmo compartimento. "Eles podem arranhar a tampa."

Foto de uma tv Foto de uma tv

Na hora de guardar o notebook na bolsa, deve-se deixá-lo desligado. "Só no stand by não é suficiente", comenta Denys. Além disso, ele só deve ser usado em cima de uma mesa ou de outros objetos que não retêm calor. Nunca deve ser utilizado no colo e em cima da cama. "Isso tampa a entrada de ar e ele vai ficar quente, o que pode prejudicar sua parte interna"

Outro cuidado importante é evitar colocar peso em cima do notebook. Esta é uma forma de proteger o monitor. "O cristal é muito sensível e pode trincar." Também se deve evitar abrir o aparelho em qualquer lugar. Se ele sujar, a limpeza deve ser feita apenas com um pano seco.

O profissional diz que não há problemas em deixar o computador no sol, desde que ele esteja dentro da bolsa e desligado. Entretanto, se, na hora de usar, ele estiver quente, não é aconselhável ligar. "Primeiro, espere esfriar. Caso contrário, pode dar problema no cristal da tela, na memória e no processador."

Foto de uma tv Foto de uma tv

Outra dica é deixar a bateria sempre carregada e, se possível, ter uma reserva. A fonte de energia também não deve ser esquecida para trás.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...