• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Quarta-feira, 24 de novembro de 2010, atualizada às 16h

    Projetos desenvolvidos por alunos da UFJF podem contribuir para avanços na área da saúde

    Aline Furtado
    Repórter

    Dois projetos de computação aplicada à biologia, desenvolvidos por alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), podem colaborar significativamente para avanços na área da saúde, no caso de desenvolvimento dos mesmos.

    Um dos trabalhos, desenvolvido por Daniel Mendes Caldas e Bruno Gouvêa Barros, intitulado “Implementações paralelas de um modelo da rede imunológica utilizando POSIX Threads e OpenMP”, simula parte do sistema imunológico humano. "Durante o desenvolvimento do modelo, tivemos contato com conceitos da biologia. Se utilizado na prática, pode auxiliar nas pesquisas relacionadas a áreas como biologia e imunologia", destaca Caldas.

    Já os alunos Micael Peters Xavier e Ricardo Silva Campos desenvolveram o artigo “Porte de um simulador da eletrofisiologia do coração para um ambiente de grade computacional". "O trabalho pode ter aplicação direta na busca de curas para as doenças do coração", explica Xavier.

    Isso porque a proposta do artigo é permitir que a modelagem computacional analise e simule a multiplicidade de sistemas do coração, o que contribui significativamente para a compreensão dos fenômenos vitais do organismo humano. "O processo ocorre por meio da observação de fenômenos, que podem ser representados por equações matemáticas, as quais serão solucionadas por um computador. O modelo computacional permite a simulação da propagação de correntes elétricas pelo músculo cardíaco."

    Premiação

    Os dois trabalhos foram premiados durante o 22nd International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing, congresso que trata de computação de alto desempenho e arquitetura de computadores, realizado em Petrópolis (RJ), no início deste mês.

    Os projetos, orientados pelos professores Marcelo Lobosco e Rodrigo Weber dos Santos, foram desenvolvidos no Fisiocomp, Laboratório de Fisiologia Computacional e Computação de Alto Desempenho. Como premiação, os estudantes publicarão seus trabalhos no periódico Reic (Revista Eletrônica de Iniciação Científica), mantido pela Sociedade Brasileira de Computação.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.