• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Quase parando Veja o que fazer para solucionar os problemas de lentidão do
    seu computador e ganhar mais velocidade

    Priscila Magalhães
    Repórter
    31/03/2008

    A lentidão do computador provoca nervoso na maioria dos usuários. Alguns dizem que é possível se levantar da cadeira e dar uma voltinha pela casa ou escritório enquanto os programas se iniciam ou o computador se reinicia após travar.

    Alguns usuários, menos pacientes, morrem de raiva e têm vontade do jogar o computador pela janela. O pior é que a maioria não sabe identificar qual o problema e gastam tempo e dinheiro tentando encontrar a solução.

    O técnico de suporte da ACESSA.com, Leonardo Taveira (foto abaixo), diz que a lentidão do computador pode ser provocada por vírus, por defeito no hardware ou incompatibilidade de drivers. No primeiro caso, não só a presença de vírus, mas também dos spywares, contribuem para o mau funcionamento.

    "Atualmente, a quantidade de vírus e de spywares, os falsos e-mails, é grande. Eles entram no computador através de e-mails com conteúdo maliciosos ou pelos sites e, quando os usuários o acessam, são redirecionados para outros sites ou são obrigados a executar algum arquivo", diz. Outro ponto a observar é a finalidade pelo qual a máquina foi adquirida. Assim, ela deve conter as configurações necessárias para que funcione corretamente e atenda aos interesses do cliente.

    Foto de Leonardo Taveira É comum não pensar nisso e depois achar que o desempenho do computador não está satisfatório. "Existem jogos que exigem uma placa de vídeo aceleradora e programas que necessitam de memórias de alto desempenho. Se não tiver, tudo vai ficar mais lento mesmo. Então, o usuário tem que estar ciente do que a máquina pode suportar para depois questionar a lentidão", enfatiza.

    O defeito no hardware também é um fator que causa a lentidão da máquina. Existem programas que exigem muita memória, elemento fundamental para o processamento do sistema. Também é possível que esteja havendo uma incompatibilidade no hardware. "Ela acontece quando a placa mãe e a memória estão em conflito, o que é explicado pelo crescimento do ramo de informática e produção de elementos de diferentes marcas que não são compatíveis".

    O conflito de driver também pode acontecer e prejudicar o bom funcionamento. Leonardo explica que o driver é o programa essencial para que os dipositivos, como placas de vídeo ou som, funcionem. Se ele não estiver em conformidade com estes hardwaresa, pode haver problemas.

    As soluções

    Foto de notebook Uma das primeiras providências é passar um anti-vírus e um anti-spyware em todo o sistema. Se o vírus for detectado, ele vai ser removido. Mas Leonardo diz que estes recursos devem estar atualizados. "Existem vários programas gratuitos e que atualizam constantemente".

    Outra sugestão é utilizar o scandisk. É ele que vai identificar se existe erro no sistema operacional. "Em alguns casos, o sistema resolve", diz ele. Mas, se algum problema for detectado no hardware, Leonardo diz que algumas medidas são a substituição do hd e o aumento da memória. "Se o hd estiver travando, a melhor solução é substituí-lo", aconselha.

    Se o problema for na memória, a sugestão é aumentar a quantidade, o que vai fazer o computador funcionar com mais velocidade e sem travar. "A não ser que algum erro seja detectado. Nesse caso, o melhor é substituí-la", completa. Para verificar se há erros na memória, deve-se utilizar um utilitário de checagem para a verificação.

    Foto de Computador Um problema é a instalação de sistemas operacionais ou programas em uma máquina que não foi preparada para recebê-los. De nada adianta ter um software mais moderno se o computador não suporta. "É por isso que a necessidade do usuário deve ser levada em conta. Dessa maneira, ele vai montar uma máquina que atenda aos seus interesses".

    Uma dica para melhorar o desempenho é configurar os programas para não iniciar junto com o sistema operacional. "Às vezes, a máquina trava porque há muito programas iniciando juntos. O ideal é procurar um profissional para ver a necessidade do usuário e detectar os problemas".

    A solução mais drástica é formatar a máquina. "Quando tiver muita anormalidade, faça um backup dos arquivos (leia a matéria) e a formatação, mas esta solução não serve para problemas de hardware", completa.


    Se você é usuário ACESSA.com e tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.