Quarta-feira, 6 de abril de 2011, atualizada às 17h44

Concurso Comida Di Buteco chega a Juiz de Fora

Jorge Júnior
Repórter
buteco

Juiz de Fora vai sediar, pela primeira vez, entre os dias 15 de abril e 1º de maio, o tradicional concurso gastronômico de Minas Gerais, Comida Di Buteco. No evento, 15 bares da cidade, que só serão divulgados ao público dois dias antes do concurso, vão participar, apresentando o seu melhor tira-gosto.

De acordo com informações da assessoria do evento, a escolha dos estabelecimentos foi feita, seguindo os critérios de qualidade dos petiscos e higiene. A expectativa é de que 12 mil pessoas participem do evento. O Comida Di Buteco é considerado o maior festival gastronômico do Brasil. Com a característica de ser popular e divertido, o evento gera aumento do fluxo de clientes e promove o crescimento dos bares participantes.

Votação

Durante a programação, o júri do Comida Di Buteco será formado tanto por especialistas convidados quanto pelo público em geral, que votará em cédulas distribuídas nos próprios botecos participantes. Na votação, serão avaliados não só a qualidade do prato, mas também o atendimento diferenciado e a higiene do ambiente. Para completar, o júri terá que avaliar de maneira criteriosa a temperatura da bebida que acompanha o petisco.

O peso dos votos será dividido de forma igual entre o júri especializado, que avalia um número limitado de petiscos, e o público participante, que pode ir a quantos botecos quiser. A organização considera importante frisar que apenas quem realmente consumir o prato tem direito a voto, de forma que, não é suficiente ficar apenas observando a comida. A apuração dos resultados será feita por um instituto de pesquisas. Os três primeiros colocados vão receber troféus da organização.

Comida Di Buteco

O Comida Di Buteco ocorre há 12 anos em Belo Horizonte e se tornou referência dentre os eventos gastronômicos nacionais. O concurso gastronômico e cultural leva, simultaneamente, sabor e criatividade a 15 cidades brasileiras, somando 329 botecos concorrentes. A competição valoriza a cultura regional e a culinária de raiz de maneira divertida e saborosa.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken