Sexta-feira, 03 de agosto de 2007, atualizada às 11h52

Culinárias mineiras e catalã se encontram em festival de gastronomia em Tiradentes


Guilherme Arêas
Colaboração*

Minas Gerais se prepara para receber os sabores da Catalunha através do projeto Sabor e Saber, evento que faz parte da 10ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A iniciativa busca realizar o intercâmbio entre as culinárias mineira e catalã.

De 17 a 25 de agosto, chefs catalães vão mostrar o que a província espanhola tem de melhor no cenário gastronômico e cultural. Cerca de seis chefs da localidade já estão confirmados para comandar os festins e palestras.

O projeto Sabor e Saber foi idealizado por Juliana Velloso, uma mineira que mora em Barcelona há seis anos. A idéia inicial é valorizar e fomentar a cultura e a tradição de Minas Gerais e da Catalunha, difundindo e preservando as raízes e história através do intercâmbio cultural. No próximo ano, será a vez dos catalães conhecerem os sabores mineiros.

Conhecida pelos pratos saborosos, a culinária da Catalunha é enriquecida por produtos do Oriente Médio. A alimentação é rica em cereais, legumes, frutas e hortaliças, regada a vinho e combinada com azeite de oliva e frutos do mar.

Conforme a programação do projeto Sabor e Saber, no dia 18 começam as palestras, direcionadas a profissionais do setor. As conferências vão ter como foco as tendências e ténicas da alta gastronomia. Os convites para os festins, que começam no dia 17, com os pratos catalães, custam R$ 225.

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.