Terça-feira, 17 de julho de 2007, atualizada às 17h46

Sabores e sofisticação no Festival Gastronômico de Tiradentes


*Guilherme Arêas
Colaboração

Começa no próximo dia 17 de agosto, a 10ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gatronomia de Tiradentes. Até 26 de agosto, os visitantes podem conferir o evento que já se tornou um dos principais do país no segmento. A proposta do Festival deste ano é se internacionalizar ainda mais, mas sem deixar a raízes de lado.

Este ano, o festival aborda a História da Gastronomia e a grande homenagem internacional é feita à cozinha catalã, que estará representada por importantes chefs e produtos culturais daquela região da Espanha.

Entre os eventos que acontecem durante o Festival estão os festins, almoços, jantares, exposições, barzinhos, cursos, palestras e shows. Os festins reúnem, além de grandes personalidades da culinária nacional, chefs internacionais vindos da Europa especialmente para demonstrarem seus talentos em jantares realizados nos finais de semana em pousadas da cidade.

No salão dos aromas e sabores, o público pode degustar vinho, malte, cerveja, café e tabaco. A praça principal, o Largo das Forras, abriga o Botequim Oficial, com oitos bares apresentando seus petiscos premiados no festival "Comida de Buteco", realizado em Belo Horizonte. Durante o dia, nesta mesma praça, serão realizados cursos gratuitos e mostras regionais de culinária local.

Já para os que pretendem, além de comer, aprender sobre a gastronomia, o local indicado é a Escola dos Sabores, onde serão dadas palestras, cursos e work shops.

foto do festival gastronômico foto do festival gastronômico foto do festival gastronômico

Como chegar

Partindo de Juiz de Fora: seguir a BR-040, no sentido Belo Horizonte. Em Barbacena, pegar a BR-265 percorrendo, aproximadamente, 50 km até Tiradentes.
Distância – 170km

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.