• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Cidades mineiras são tradicionais na celebração da Semana Santa. Saiba quais

    Nome do Colunista Arthur Raposo Gomes 2/04/2019

    Se aquela popular frase que diz que “no Brasil, o ano começa só depois do carnaval” for verdade, me sinto obrigado a começar esse texto – o primeiro depois do carnaval, desejando um ótimo ano para você, leitor da coluna: Feliz 2019!    

    E por falar em período pós-carnaval, que também foi assunto aqui na Turistando nas Gerais, acontecerá dentro de algumas semanas a Semana Santa: celebração tradicional católica que relembra a chegada de Cristo a Jerusalém (Domingo de Ramos), passa pela sua morte (Sexta-Feira da Paixão) e encerra com a ressurreição, marcado pelo Domingo de Páscoa.

    Durante a Semana Santa, que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 21 de abril, cidades como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Sabará, Barbacena e São João del-Rei (foto) são destinos de inúmeros turistas e fiéis que viajam horas para acompanhar as missas, vigílias e procissões, além das famosas encenações religiosas.   

    Entre essas cidades citadas, uma das que recebe mais turistas é São João del-Rei. A diocese de SJDR está sob orientação do recém-empossado Dom José Eudes, escolhido pelo Papa Francisco no final de 2018 para ocupar o cargo vacante desde janeiro do ano passado.

    Eu entrevistei o Dom José Eudes que, até então, era responsável pela diocese em Leopoldina. Durante a conversa, ele afirmou que “as expectativas são as melhores. Poder caminhar com o povo de Deus e vivenciar essa espiritualidade bonita da Semana Santa. Tenho recebido os programas e já vejo um grande capricho e atenção”.

    Dom José Eudes ainda destacou a importância de celebrarmos a Semana Santa. “A importância vem da meditação da caminhada de Jesus, um momento rico de aprofundamento e vivência da fé e espiritualidade. Que cada fiel possa aproveitar bem esse período, buscando a conversão, o Sacramento da Reconciliação. Uma possibilidade de ficar em paz com sigo mesmo, com Deus e, principalmente, com o próximo” – finaliza.

    Em 2019, a Semana Santa ainda coincidirá com o feriado de Tiradentes: ótima oportunidade para conhecer as igrejas que são referências do estado de Minas Gerais.

    Bora lá?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.