A partir da próxima segunda-feira (6), o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) vai receber a mostra “Deu Preto na Memória”, uma exposição com mais de 40 fotos que evidenciam pessoas pretas em momentos de celebração, em seus convívios sociais e em seus ofícios na cidade de Juiz de Fora. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até o dia 10 de junho.
De acordo com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), as fotos, impressas em tamanhos variados, são imagens cedidas pelo público, a partir de um chamamento lançado pela própria fundação no final de 2023. “Solicitamos que as pessoas abrissem seus álbuns, suas latinhas e caixinhas de sapato em busca de imagens de familiares e amigos que, em muitos casos, foram guardadas por gerações”, conta o fotógrafo Fabio Domingos, responsável pela curadoria.
A mostra apresenta fotografias de pessoas negras registradas em Juiz de Fora, entre o final da década de 1920 até os anos 1970. São 60 anos de história em imagens que evidenciam pessoas pretas em momentos de celebração, em seus convívios sociais e em seus ofícios. “Nossa proposta foi resgatar essa memória, já que os negros historicamente sofreram apagamentos deliberados, que se desdobram em esquecimentos. No entanto, a herança histórica negra de Juiz de Fora sobrevive, apesar dos inúmeros obstáculos institucionalmente impostos ao longo de nossa história”, afirma Fabio.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!